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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYENE CARDOSO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYENE CARDOSO RODRIGUES
DATA: 26/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

GORDOFOBIA NO CONTEXTO ACADÊMICO: Avaliação Com Estudantes de Nutrição e Educação Física


PALAVRAS-CHAVES:

Gordofobia, Nutrição, Estudantes


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO:

O excesso de peso frequentemente está associado a julgamentos e estigmatizações negativas, genericamente denominadas “gordofobia”, presentes em contextos sociais, familiares e laborais. Nesse cenário, destaca-se que profissionais das áreas de nutrição e educação física podem ser alvo de discriminação quanto às suas competências técnicas em função de sua aparência, além de, por sua formação e prática profissional, também reproduzirem preconceitos relacionados ao peso em relação a seus pacientes. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar comportamentos gordofóbicos, direcionados a si mesmos e a terceiros, entre estudantes universitários dos cursos de Nutrição e Educação Física. Estudantes de Medicina e Engenharia foram incluídos como grupos de comparação pareados por sexo e idade. Trata-se de um estudo observacional, transversal, com amostra de conveniência composta por 160 estudantes universitários, de 18 a 30 anos, distribuídos igualmente entre os quatro cursos. Os participantes responderam a um questionário contendo informações sociodemográficas (adaptado do Vigitel 2023), a Escala de Silhuetas Brasileiras para Adultos e Crianças (ESBAC), a Weight Bias Internalization Scale (WBIS) para indivíduos com excesso de peso, o Questionário de Frequência Alimentar (QFA), o Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire (SATAQ-4) e a Escala Brasileira de Atitudes Antiobesidade (AFAT). Foram também coletadas medidas antropométricas (massa corporal, estatura e composição corporal por bioimpedância elétrica). Os resultados parciais referentes a 44 voluntários indicaram que os estudantes de medicina apresentaram em geral maior massa corpórea que os demais cursos avaliados. Cerca de 64% dos participantes perceberam seu peso de forma correta, ou seja, suas categorias autodeclaradas coincidiram com o IMC real (Kappa de Cohen = 0,38; considerado razoável). Adicionalmente, parcela significativa dos estudantes identificou seu corpo atual como o corpo desejado, sugerindo certa satisfação com a própria imagem (p=0,046; r=0,303). Estudantes de Educação Física apresentaram mais atitudes negativas em relação à obesidade e aos indivíduos obesos em comparação a estudantes de Nutrição (ANOVA - p= 0.021). Todos os estudantes reportaram a internalização do padrão de beleza socialmente aceito e a pressão sociocultural imposta de forma similar (p=0,39). De acordo com os resultados parciais, estudantes do curso de nutrição apresentam maior tolerância e menos atitudes negativas sobre obesidade que estudantes de educação física.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - NATHALIA LUIZA FERREIRA (Membro)
Presidente - LUCIANO JOSE PEREIRA (Membro)
Interno - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Suplente)
Externo ao Programa - ERIC FRANCELINO ANDRADE - DME/FCS (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/09/2025 17:06
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