Mulheres negras em foco no livro Olhos de Azeviche: uma análise dos imaginários sociodiscursivos na produção literária de mulheres negras
Semiolinguística. Imaginários Sociodiscursivos. Discurso Literário. Mulheres Negras.
Dos discursos que circulam na sociedade emergem questões sobre gênero e classe, uma vez que ele é constituído de aspectos sócio-históricos e, portanto, permite que sejam materializados diversos conflitos sociais. Desse modo, é possível perceber dentro deles os imaginários sociodiscursivos a respeito das mulheres negras que circulam na nossa sociedade. Com base nisso, busca-se, como objetivo geral desta pesquisa, contribuir para as discussões das questões de gênero e raça pela perspectiva discursiva, buscando demonstrar os conflitos sociais presentes no que se refere a vida das mulheres negras no Brasil e na forma com que elas são representadas na/pela sociedade. Como objetivos específicos, definiu-se: compreender o que são os imaginários sociodiscursivos e como eles podem se dar no discurso literário; entender como se deu o processo de representação e criação dos imaginários sociodiscursivos a respeito da população negra, de maneira geral, e das mulheres negras, em particular; analisar quais imaginários sociodiscursivos sobre as mulheres negras emergem da escrita literária produzida por elas, buscando entender quais as relações que eles estabelecem com as condições sócio-históricas que marcam a vida dessas mulheres. Para tanto, foi selecionado como corpus a obra Olhos de Azeviche (2021) e como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2005;2006;2011;2017) e da noção de imaginários sociodiscursivos também desenvolvida pelo autor. Além de estudos de outras áreas de estudo que são importantes para a compreensão dos imaginários sociodiscursivos dos povos negros no Brasil, como os estudos desenvolvidos por Sueli Carneiro (2020), Lélia Gonzalez (2020), Stuart Hall (2016), Heleieth Saffioti (2012;2015) e Achille Mbembe (2014). A partir das análises realizadas, identificamos que os imaginários sociodiscursivos presentes no corpus por vezes se relacionam diretamente com as representações sociais ligadas às condições sócio-históricas marcadas pelo racismo e por vezes rompem com essas condições, de modo que não se limitam a elas e trazem diferentes formas de representação das mulheres negras.