AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS DISCURSOS DAS FEMINILIDADES: SUJEITOS E SENTIDOS ENCENADOS
Discurso da Feminilidade. Condições Sócio-históricas de Produção. Cenografia.
O presente trabalho investiga sobre as condições de produção dos discursos das feminilidades e os efeitos de sentidos produzidos a partir deles. A pesquisa insere-se nos estudos da Análise do Discurso (AD), e no âmbito do Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção do Discurso (GPLPD-UFLA). A partir dos estudos feministas e de gênero, as feminilidades se tornaram um tema de relevância social e acadêmica. Visto o caráter multidisciplinar da Análise do Discurso, busca-se articular os saberes de outras áreas para que funcionem a serviço da AD. Assim, o corpus da pesquisa é constituído por postagens de fan pages do Instagram que tem como temática a feminilidade. O corpus foi separado em três tipos a partir dos seus posicionamentos em relação às condições de produção, sendo eles, a feminilidade enfatizada, a feminilidade idealizada e a feminilidade resistente. As cenas de enunciação, em especial a cenografia e as condições de produção sócio-históricas foram as categorias de análise usadas para compreender os discursos das feminilidades. Além disso, também abordamos a questão do sujeito discursivo e como ele é constituído e encenado, a partir dos estudos de Orlandi (2015), Maingueneau (2015), e Goffman (1995). As cenas de enunciação, categoria desenvolvida por Maingueneau (2015), possibilitam pensar na dimensão da enunciação e dos papéis que os coenunciadores assumem no discurso. A cenografia ainda compreende a encenação do dizer e as cenas mobilizadas para validar o discurso. As condições de produção, trabalhadas a partir de Courtine (2014) e Orlandi (2015), assumem centralidade no trabalho, pois elas são pensadas a partir do seu potencial de encapsulamento dos sujeitos e dos sentidos. Dessa forma, foi feita uma recuperação histórica das condições de produção das feminilidades, a partir, principalmente, dos trabalhos de Priore (2005) e Wolf (2019). Os resultados da pesquisa apontam para a complexidade do sujeito da feminilidade, revelando múltiplas identidades possíveis na contemporaneidade. Além disso, percebe-se a disputa de sentidos das feminilidades, que se colocam no limite entre a memória e a reformulação do discurso e das identidades, destacando a relação interdiscursiva que se estabelece nesses discursos.