Uma análise da modalização em uma videoanimação: estratégias de construção de sentidos
Palavras-chave: Gramática do Design Visual. Modalizadores semióticos. Videoanimação.
A popularização dos recursos tecnológicos tem proporcionado uma maior acessibilidade aos textos multissemióticos, no que tange não somente ao consumo, mas também à produção desses textos. Nessa perspectiva, observa-se então uma pluralidade de recursos semióticos compondo esses textos, como exemplo, imagens, cores, sons, movimentos, entre tantos outros, que cooperam para a produção dos sentidos. Enfatiza-se então que os textos que são produzidos abarcam necessidades, interesses relacionados às diversas situações de interação no contexto social, ressaltando, assim, estratégias que foram utilizadas com a finalidade de interagir com os interlocutores, ou seja, a leitura e a compreensão de um texto devem levar em consideração todos os recursos semióticos que o compõe, pois a cooperação entre esses recursos podem evidenciar o posicionamento, intenções, sentimentos e atitudes de seu produtor, tanto nos textos estáticos como nos textos em movimento. Considerando o exposto e pautando-se no pressuposto teórico de Leal e Pinto (2009) que pontuam que as modalizações podem figurar implicitamente nos mais diferentes gêneros discursivos, mesmo não sendo instanciadas por marcadores linguísticos, a questão que norteia esta pesquisa é: Como se apresenta o fenômeno da modalização em textos multissemióticos no contexto de análise da organização semiótico-discursiva proposta pela Gramática do Design Visual? Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como o fenômeno da modalização se configura nos textos multissemióticos em movimento, de modo restrito, nas videoanimações, com vistas a ampliar o estudo das modalidades preconizadas pela GDV. Salienta-se a relevância da pesquisa com vistas a contribuir para ampliação dos estudos relacionados aos textos multissemióticos em movimento, considerando-se que a expansão dos recursos visuais e sonoros nas práticas sociais da linguagem coopera para aproximar o leitor, assim como sugerir caminhos interpretativos que contemplem as múltiplas semioses na produção de sentidos dos textos tão disseminados na contemporaneidade. A pesquisa delineia-se por um viés teórico visando fundamentar os pressupostos basilares que concernem a teoria da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SILVA, 2017; BRITO E PIMENTA, 2009), à modalização como fenômeno discursivo (BRONCKART, 2012; CASTILHO E CASTILHO, 2002; NEVES, 2007; KOCH, 2011 e 2012) aos textos multissemióticos (SILVESTRE; VIEIRA, 2015; SEGATO, 2013; ROJO; MOURA, 2012) e ao gênero Videoanimação (FERREIRA; ALMEIDA, 2018; RODRIGUES, 2010; DIAS; SILVA; SILVEIRA, 2019) , assim como analítico por meio da análise de uma videoanimação que abrange uma questão social emergente e que de certa maneira pode contribuir para os estudos sobre textos multissemióticos em movimento, ainda tão escassos na literatura. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua de maneira significativa para a ampliação dos estudos relacionados aos textos multissemióticos em movimento, principalmente no que concerne aos fenômenos não instanciados pelos códigos verbais.