Análise da videoanimação Out of Sight à luz da Semiótica Social
Multimodalidade. Textos audiovisuais. Gênero textual videoanimação. Semiótica Social.
A presente dissertação tem por objetivo elencar os recursos semióticos que constituem o processo de textualização da videoanimação Out of Sight (2010) e seus potenciais efeitos de sentidos. A partir de configurações multimodais, a organização das videoanimações busca representar modos de ver, sentir e interpretar a realidade por meio dos modos cinemático, sonoro e imagético. Esses textos apresentam, em sua constituição, escolhas semióticas dos produtores, que se organizam sob a forma de referências para orientar os leitores-espectadores no percurso interpretativo. Em função disso, elegemos como problemática a seguinte questão: quais as contribuições que a teoria da Semiótica Social pode trazer às práticas de leitura de videoanimações, ou seja, para a análise dos diferentes recursos semióticos que compõem esse gênero? Para a discussão dessa questão, o trabalho recorre à teoria da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988), que aborda a organização multimodal dos textos, considerando as condições de produção e de recepção dos textos, bem como as diferentes semioses que se organizam para a (re)construção de sentidos. Assim, foram desenvolvidos dois tipos de pesquisa: i) uma pesquisa teórica, na qual é utilizada a metodologia de Estado da Arte, a fim de se investigar as produções acadêmicas brasileiras realizadas a partir da teoria da Semiótica Social, para assim serem sistematizados os conceitos sociossemióticos. Além disso, o corpo teórico também conta com autores que versam sobre os princípios audiovisuais que auxiliaram na formação estrutural do gênero textual videoanimação; ii) uma pesquisa aplicada, com vistas a elencar os recursos semióticos presentes na videoanimação selecionada. Além de verificar a potencialidade que as semioses apresentam na constituição de textos videoanimados, consideramos que o estudo contribuiu para que as metodologias de análise de textos multimodais sejam ampliadas para os textos audiovisuais como os de videoanimação.