O DISCURSO DAS FAKE NEWS: O MEDO COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICA DISCURSIVA DE MANIPULAÇÃO
Análise do Discurso. Discurso das Mídias. Discurso do Medo. Fake News.
Pretendeu-se, neste trabalho, estudar a relação entre o discurso do medo e as fake news como forma de manipulação. As fake news, apesar de se tratar de um termo novo, que emergiu principalmente em 2016 com as eleições presidenciais dos EUA, são práticas comuns desde o surgimento das mídias e são utilizadas para práticas políticas, para manipular, convencer e modificar as ideologias e crenças dos sujeitos. Contudo, as fake news tratam-se de discursos que circulam no espaço público, veiculadas à internet, se instaurando como verdade, o que devido ao excesso de informação e diversidade de gêneros torna-se perigoso, sendo uma ferramenta de manipulação dos sujeitos, afinal, apesar da tradução do termo ser notícias falsas, tratam-se de desinformações. No viés dos estudos da mídia (Charaudeau, 2019), podemos perceber que a instância de produção precisa da instância de recepção em sua constituição e detectamos a presença do discurso do medo atravessando o discurso da mídia, intervendo nessa relação, com o intuito de atingir as emoções dos sujeitos. Dessa forma, utilizamos a Análise do Discurso, com as contribuições de Maingueneau (2007; 2013) e Charaudeau (2019), para embasar esta pesquisa e analisar a fundo os discursos que permeiam a sociedade, em uma leitura externa ao texto em sua concretude. Para isso, selecionamos, como corpus, recortes de desinformações checadas pelas agências de fact-checking, Lupa e Aos Fatos, sobre a vacinação contra a COVID-19, visto que foi o tema mais acessado pelos usuários de ambas plataformas.