A INTERTEXTUALIDADE MULTIMODAL EM MEMES DO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Intertextualidade Multimodal. Memes. Gramática do Design Visual.
A intertextualidade e a Multimodalidade são fenômenos linguísticos que estão presentes nos
textos verbais e visuais. A intertextualidade, no âmbito da Linguística Textual, é tida como o
processo de composição do plano textual no qual um texto estabelece diálogos com outro(s), a
partir de intertextos, da estrutura composicional e de referências textuais, servindo de base
para a constituição de novos textos. A Multimodalidade está relacionada ao fato de um
mesmo acontecimento poder ser transmitido por meio de diferentes linguagens e modos
semióticos. A conciliação entre esses dois mecanismos textuais possibilita a existência de um
fenômeno linguístico cujo nome é Intertextualidade Multimodal, que se estabelece a partir da
interdependência, no interior do texto, entre a intertextualidade e a multimodalidade para
construir sentidos. O meme, por sua natureza multimodal, foi o gênero de texto selecionado
para serem elaboradas as análises de como a intertextualidade multimodal evidencia-se nos
textos, elucidando-se sob as bases teóricas da Gramática do Design Visual, doravante, GDV.
Diante disso, a intertextualidade será abordada juntamente à Multimodalidade, tendo em vista
que o meme é um gênero de texto que congrega elementos multimodais e intertextuais para
construir sentidos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de
construção da intertextualidade multimodal em memes do Instagram, a partir da GDV. Para
tal propósito, encaminhamos nossa pesquisa à luz de teorias como a Intertextualidade, a
Multimodalidade e a GDV, a partir de autores como Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Koch
e Elias (2006, 2008 e 2010), Koch (2015), Kress e van Leeuwen (1995, 1998, 2001, 2006),
Kress (2003, 2010), Novellino (2007) e Santos (2020). Para responder aos objetivos
propostos, adotou-se a abordagem qualitativa com objetivos exploratórios, pois cabe a esta
investigação apresentar proposições e hipóteses sobre o fenômeno da intertextualidade
multimodal, de modo que pesquisas futuras sobre esse fenômeno possam tomar como base as
discussões e análises propostas para apresentar respostas mais conclusivas. O corpus
utilizado nesta pesquisa foi composto memes 27 memes que traziam assuntos relacionados à
literatura brasileira e mundial, dos quais cinco foram selecionados para serem feitos
apontamentos relacionados aos objetivos específicos desta investigação. Diante disso, os
resultados parciais demonstram que a Intertextualidade multimodal está presente no plano
textual enquanto operadora na construção de sentidos, possibilitando a criação de proposições
e hipóteses acerca desse fenômeno linguístico que se materializa nos textos a partir da
intertextualidade e da multimodalidade.