V Ciclo de Palestras do GELP - UFCG - Contribuições da linguística para o ensino de português
O Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG), projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, tem o prazer de convidá-los para assistir à palestra Contribuições da linguística para o ensino de português, que acontecerá na última quinta-feira deste mês, dia 25 de maio de 2023, às 19h, e será proferida pelo Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS/CNPq).
Gostaríamos, também, de contar com sua ajuda na ampla divulgação do evento entre professores, alunos, contatos, grupos de estudo/pesquisa e Programas de Pós-Graduação, além das redes sociais.
O evento será on-line e gratuito, transmitido pelo YouTube, no canal do GELP (link: https://www.youtube.com/live/3dFQQGBLqag). Aproveitem o link para se inscreverem em nosso canal e ativarem o lembrete da palestra e nosso "sininho", para acompanhar as próximas atividades. Há outras informações sobre a palestra no link de nosso Instagram https://www.instagram.com/p/Crq5EcNPxgf/
Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante a palestra, serão dadas as instruções para certificação de participantes. Para mais informações, sigam também nossa página @gelp.ufcg, no Instagram. Várias outras atividades também são divulgadas por lá.
Segue o resumo da palestra: Ainda hoje, o estudo de gramática, leitura e produção textual é concebido de forma estanque, divorciando-se gramática e texto, estudos estreitamente relacionados, uma vez que é no uso que os diferentes recursos linguísticos assumem sua função. Essa dissociação é flagrante também em muitos livros didáticos – adotados por professores como importantes referenciais teórico-práticos em suas aulas -, nos quais gramática, leitura e produção de textos constam em diferentes seções. Além disso, no ensino de gramática, observa-se ainda a exercitação estéril de metalinguagem, vista como um fim em si mesma, dissociando-se os recursos linguísticos de qualquer contexto de uso. Tendo em vista essa realidade, procuraremos, a partir do referencial das teorias linguísticas contemporâneas, buscar construir algumas possibilidades de entendimento da língua no contexto escolar de uma maneira menos ligada à normatização.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Herbertt Neves
Professor Adjunto - Língua Portuguesa e Linguística
Unidade Acadêmica de Letras (UAL/UFCG)
Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG)
Coordenador do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP)
Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPE)