LEITURA DE PALAVRAS EM TESTES DO PROGRAMA DE
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (PROAJA-PIAUÍ)
Alfabetização. Leitura de palavras. Decodificação. Educação de Jovens e Adultos.
O processo de aquisição da leitura e a fase de alfabetização vão além do mero ensino e
aprendizado no ambiente escolar, tornando-se essenciais para os indivíduos em uma
sociedade letrada. Esta dissertação tem como principal objetivo investigar e
compreender a leitura de palavras, bem como o processo de decodificação e
aprendizagem por jovens, adultos e idosos participantes do Programa de Alfabetização
no estado do Piauí. Este estudo não se limita à aquisição da prática leitora, abordando
também a intricada relação entre oralidade e escrita, além dos desafios apresentados
pelos participantes. A base teórica fundamenta-se em autores como Cagliari (2009),
Cristófaro-Silva (2010), Ferreiro e Teberosky (1985), Fontes-Martins (2014), Morais
(2008), Oliveira (2005), Rocha-Martins (2014), Soares (2021) e outros estudiosos que
abordam essa temática. Para esta pesquisa, foram utilizados os dados consolidados das
avaliações iniciais do Programa de Alfabetização de jovens e adultos no estado do Piauí,
PROAJA-PIAUÍ, contendo um total de 5.616 registros. A análise dos dados concentrou-
se nos itens relacionados à leitura, permitindo traçar um panorama dos estágios iniciais
da aquisição da mesma, desde a fase pré-silábica até a fase ortográfica. Através dos
perfis delineados, foi possível observar os avanços e desafios desse processo complexo
e não linear. Além disso, foram explorados os problemas e dificuldades encontrados
pelos discentes, ocorridos durante o processo de leitura e decodificação por parte desses
indivíduos. Conclui-se que tais questões não devem ser vistas como falhas, mas como
elementos inerentes ao processo de aprendizagem e consolidação das habilidades
próprias do mundo letrado. Esse processo requer tempo e uma abordagem sistemática
com o aprendiz.