REFLEXÕES SOBRE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E INTERCULTURALIDADE DE INTERCAMBISTAS DA UFLA
Intercâmbio, Narrativa, Identidade; Interculturalidade;
Avaliatividade.
Essa última década nos trouxe uma significativa intensificação no estudo da
internacionalização, mas poucos trabalhos trazem uma visão humanizada sobre os
intercâmbios nas universidades brasileiras (Stallivieri, 2017; Reis e Romero, 2021; Santos,
2021). Sabe-se que os intercâmbios estão relacionados ao desenvolvimento cultural e
socioeconômico porque ressignificam a função social da educação ao transformá-la,
enriquecendo variadas esferas sociais (Landim, 2022). Nesse sentido, o objetivo desta
pesquisa é conhecer e refletir sobre as percepções de alguns intercambistas no que tange a
construção identitária e seus processos de interculturalidade. Dentre as questões que
reconfiguram tais relações, a internacionalização se faz presente tanto nos choques culturais
(Kramsch, 2014, 2017; Darvin e Norton, 2015; Pavlushina, 2020; Stallivieri, 2017), nas
ressignificações de si e dos outros, quanto nas ocorrências de vivências e de experiências dos
participantes envolvidos. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é responder às
seguintes perguntas: Quais foram as dificuldades enfrentadas pelos migrantes? Quais foram
as aprendizagens mais relevantes? Quais são as percepções dos entrevistados sobre sua
construção identitária resultantes do intercâmbio? A fundamentação teórica tem
embasamento na Pesquisa Narrativa (Pavlenko, 2007; Barcelos, 2020; Mello, 2020;
Bengezen, 2010, 2018, 2020), na Construção Identitária (Hall, 2000, 2006; Block, 2007;
Darvin e Norton, 2015; Moraes, 2019; Romero e Casais, 2019; Reis e Romero, 2021) e na
Interculturalidade (Weissmann, 2018; Landim, 2022, Kramsch, 2014, 2017; Nascimento,
2014; Alves e Rocha, 2019; Santos, 2021; Dutra e Penna, 2018; Byram, 2002; Ramos 2001).
A coleta de dados realizada por meio de entrevistas constitui o corpus transcrito que resultou
nas investigações nas áreas supracitadas, elucidando os desafios e as características gerais
narradas pelos participantes. No que diz respeito à análise de dados, o instrumental oferecido
pela LSF - Linguística Sistêmico Funcional (Fuzer e Cabral, 2014; Halliday e Matthiessen,
2014), em especial o Sistema de Avaliatividade (Martin e White, 2005) auxiliam para que
valores culturais e transformações identitárias sejam evidenciados. O trabalho ressalta o papel
da Pesquisa Narrativa, da Construção Identitária e da Interculturalidade sobre os movimentos
hegemônicos da globalização e contribui para objetivos tanto individuais, quanto coletivos
relacionados ao sucesso profissional uma vez que fomentam o crescimento de políticas
públicas e privadas. Portanto, tem-se como resultado a partilha de vivências para agir na
transformação do conhecimento e das práticas sociais em âmbitos internacionais e nacionais,
inclusive para propósitos acadêmicos. Os resultados indicam aspectos de percepção sobre a
identidade, particularidades interculturais dos países enfocados e também o papel
fundamental das narrativas para esse campo de pesquisa ao confirmar as transformações
identitárias, os benefícios acadêmicos advindos da valorização do intercâmbio enquanto
artifício transformador de vivências na formação profissional. Dentre os resultados, há
indícios de interculturalidade, transformações na identidade dos intercambistas e o importante
destaque dos intercâmbios na ampliação de políticas públicas para estimular mais trabalhos
de mesmo interesse. (Ainda serão acrescentados os resultados quanto à Avaliatividade).