CHATGPT COMO RECURSO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES, LIMITAÇÕES E INTERAÇÃO LINGUÍSTICA COM A MÁQUINA
ChatGPT, Inteligência Artificial Generativa, Inteligência Artificial; Ensino de Línguas Estrangeiras, CALL, Tecnologia Educacional.
A crescente integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas de ensino de língua estrangeira (L.E.). Nesta pesquisa, o ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa (IAGen), foi explorado como recurso pedagógico no ensino de L.E. O estudo tem como objetivos analisar a percepção dos alunos acerca das interações linguísticas com o ChatGPT, identificar suas percepções sobre as potencialidades e limitações da ferramenta como suporte ao ensino de L.E., e avaliar sua percepção quando de seu uso para a elaboração de atividades didáticas. A metodologia adotada incluiu uma abordagem exploratória-descritiva, com coleta de dados quantitativos e qualitativos por meio de questionários online aplicados a graduandos de um curso de Letras de uma universidade federal. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados preliminares indicam que os participantes reconhecem, dentre outras potencialidades, a rapidez e praticidade do ChatGPT na elaboração de atividades, bem como a sua criatividade na geração de conteúdo. No entanto, apontam limitações relacionadas à precisão, confiabilidade e profundidade das informações, além de desafios na formulação de prompts que afetam a qualidade das respostas. O trabalho permite concluir que, apesar de dificuldades relacionadas à precisão e confiabilidade das respostas, o ChatGPT tem potencial para atuar como uma ferramenta de suporte ao ensino de L.E. Como a formulação de comandos claros é fundamental para a qualidade das interações, fica evidenciada a necessidade de capacitação de alunos e professores no uso da IAGen. Além disso, o trabalho ressalta a importância de políticas educacionais que garantam o acesso equitativo à tecnologia e promovam uma abordagem pedagógica crítica, incluindo a mediação humana nesse processo de ensino de L.E.