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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO MAGALHAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO MAGALHAES
DATA: 04/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online google meet
TÍTULO:

CHATGPT COMO RECURSO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES, LIMITAÇÕES E INTERAÇÃO LINGUÍSTICA COM A MÁQUINA


PALAVRAS-CHAVES:

ChatGPT, Inteligência Artificial Generativa, Inteligência Artificial; Ensino de Línguas Estrangeiras, CALL, Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A crescente integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas de ensino de língua estrangeira (L.E.). Nesta pesquisa, o ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa (IAGen), foi explorado como recurso pedagógico no ensino de L.E. O estudo tem como objetivos analisar a percepção dos alunos acerca das interações linguísticas com o ChatGPT, identificar suas percepções sobre as potencialidades e limitações da ferramenta como suporte ao ensino de L.E., e avaliar sua percepção quando de seu uso para a elaboração de atividades didáticas. A metodologia adotada incluiu uma abordagem exploratória-descritiva, com coleta de dados quantitativos e qualitativos por meio de questionários online aplicados a graduandos de um curso de Letras de uma universidade federal. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados preliminares indicam que os participantes reconhecem, dentre outras potencialidades, a rapidez e praticidade do ChatGPT na elaboração de atividades, bem como a sua criatividade na geração de conteúdo. No entanto, apontam limitações relacionadas à precisão, confiabilidade e profundidade das informações, além de desafios na formulação de prompts que afetam a qualidade das respostas. O trabalho permite concluir que, apesar de dificuldades relacionadas à precisão e confiabilidade das respostas, o ChatGPT tem potencial para atuar como uma ferramenta de suporte ao ensino de L.E. Como a formulação de comandos claros é fundamental para a qualidade das interações, fica evidenciada a necessidade de capacitação de alunos e professores no uso da IAGen. Além disso, o trabalho ressalta a importância de políticas educacionais que garantam o acesso equitativo à tecnologia e promovam uma abordagem pedagógica crítica, incluindo a mediação humana nesse processo de ensino de L.E.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS - UFSM (Membro)
Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDÃO - UNEMAT (Suplente)
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 14:18
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