Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNARA DE PAULA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYNARA DE PAULA SILVA
DATA: 29/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A Construção do ethos de Mulheres Negras na Política: um olhar sobre perfis no Instagram de Benedita da Silva (PT) e Érika Hilton (PSOL)


PALAVRAS-CHAVES:

Ethos. Mulheres Negras. Representatividade. Análise Do Discurso. Instagram.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

A participação ativa de mulheres negras no cenário sociopolítico brasileiro é crucial, exigindo uma análise da interseccionalidade entre gênero, raça e classe. A histórica falta de visibilidade e voz desse grupo, acentuada pelo viés midiático, evidencia a urgência de explorar as dinâmicas sociais contemporâneas. Segundo dados da Pesquisa Gênero e Raça nas Eleições de 2022 do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), a taxa de sucesso das candidaturas de mulheres negras foi de apenas 5,65%, contrastando com 11,31% para mulheres brancas e 60,62% para homens brancos  (ONMP, 2022). Esse cenário destaca não só a sub-representação política, mas também barreiras estruturais, como enfatiza Gonzalez (2020), que menciona a “tripla discriminação” enfrentada por mulheres negras no Brasil. Esta pesquisa analisa o ethos político de Benedita da Silva (PT) e Érika Hilton (PSOL), focando nas estratégias discursivas em suas postagens no Instagram durante as eleições de setembro de 2022. A análise inicial aborda como essas deputadas se apresentam e quais pautas sociais são mais frequentes em seus discursos, como educação, saúde, direitos das mulheres, combate ao racismo e direitos LGBTQIA+. Investigamos como suas narrativas contribuem para novas representações de mulheres negras na política e avaliamos a eficácia de suas estratégias discursivas em desafiar estereótipos e promover a representatividade. A pesquisa se fundamenta em teóricos como Silvio Almeida (2019), Lélia Gonzalez (2020), Letícia Nascimento (2021) e Djamila Ribeiro (2018) para contextualizar as condições sócio-históricas e políticas das mulheres negras. A análise das postagens revela a importância de vozes como as de Benedita da Silva e Érika Hilton na luta por direitos e representatividade, reforçando a ideia de Angela Davis de que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROSÂNGELA APARECIDA RIBEIRO CARREIRA - UFG (Suplente)
Interno - MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Suplente)
Presidente - LUCIANA SOARES DA SILVA (Membro)
Externo à Instituição - LUCIA MARIA DE ASSIS - UFF (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/10/2024 13:41
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 31/10/2024 23:23