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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANDARA MESQUITA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANDARA MESQUITA DA SILVA
DATA: 17/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

DIÁRIOS DE MESTRANDA NA FORMAÇÃO DA PESQUISADORA


PALAVRAS-CHAVES:

Emoções; Formação Identitária; Diários Reflexivos; Avaliatividade.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Línguas Estrangeiras Modernas
RESUMO:

As emoções humanas são impregnadas de significados, importantes para a interação cultural e
social, uma vez que é por meio delas, assim como do pensamento, da linguagem, da memória
e da imaginação (Ramos, Ferreira e Leal, 2023, p. 160), que os indivíduos não apenas
compreendem o mundo, mas também ressignificam suas relações com ele. Em consonância
com as ideias de Vigotsky (2004), que rejeita uma visão estritamente biológica das emoções,
é possível entender que elas são flexíveis ao contexto histórico e social em que o indivíduo
está inserido, fazendo com que possam ser experienciadas de maneira distinta, por sujeitos
distintos e em contextos variados. O espaço da pós-graduação tem possibilidades para
identificar como as emoções compartilhadas pela comunidade acadêmica impactam de
maneira particular cada um de seus integrantes (Mota, 2023; Sturmer, 2024; Wang, Yu e
Jiang, 2024). Nesse viés, esta pesquisa, de caráter reflexivo, parte da trajetória acadêmica da
autora como pesquisadora em formação no Programa de Pós-Graduação em Letras, dando
continuidade às suas pesquisas sobre as interações emocionais e a formação identitária,
iniciada na graduação. O objetivo principal é analisar como as emoções da mestranda,
identificadas em seus diários, impactam na sua formação como pesquisadora, buscando
responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) quais emoções foram expressas nos diários?;
b) quais foram os desafios?; c) como as emoções foram trabalhadas? Para sustentar a
investigação, este estudo baseou-se nos aportes de Vigotsky (2004, 2017), Bock, Furtado e
Teixeira (2008), Abreu (2017), Ramos, Ferreira e Leal (2023), Ferreira, Finardi e Waterman
(2023) e Barcelos (2024), nos estudos sobre emoções. Já Zabalza (2004), Dornelles e Irala
(2013), Andrade e Almeida (2018), Romero (2020) e Barcelos (2020) auxiliam nas pesquisas
sobre formação identitária e a contribuição das narrativas nesse processo. A pesquisa adota
uma abordagem qualitativa (Paiva, 2019), em que são analisados recortes dos 67 diários
escritos pela pesquisadora, durante o seu primeiro ano no mestrado, os quais descrevem
momentos carregados de emoções, como o período de greve, as aulas, as apresentações em
eventos, orientações acadêmicas, entre outros. É complementada com uma análise linguística
apoiada na Linguística Sistêmico-Funcional (Fuzer e Cabral, 2014), a partir do sistema da
Avaliatividade, desenvolvido por Martin e White (2005). Os resultados iniciais indicam a
recorrência de emoções como ansiedade, medo, insegurança, satisfação e superação,
expressas por meio de recursos linguísticos que revelam o posicionamento afetivo da
mestranda diante dos desafios acadêmicos. Observou-se também que a escrita dos diários não
apenas permitiu o registro das emoções, mas também atuou como um instrumento de
autorreflexão e ressignificação das experiências vividas. O processo de letramento emocional,
compreendido como a capacidade de identificar, compreender e lidar com emoções (Barcelos,
2024), foi positivo para a formação da pesquisadora como mestre em Letras, uma vez que as
emoções influenciaram diretamente as suas ações e o engajamento durante o curso. Além
disso, a pesquisa se revela promissora no campo da Linguística Aplicada, uma vez que analisa
as emoções nesse espaço de interação acadêmica, seu impacto na formação identitária e os
principais gatilhos envolvidos, promovendo um espaço reflexivo na universidade e ancora as
interpretações em evidências linguísticas por meio do Sistema e Avaliatividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA FERREIRA BARCELOS - UFV (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Externo à Instituição - RENATO CAIXETA DA SILVA - CEFET/MG (Suplente)
Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Notícia cadastrada em: 26/05/2025 08:57
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