Potencialidades e limitações do ChatGPT para revisão de resumos acadêmicos
Inteligência artificial; ChatGPT; revisão de textos; resumo.
O avanço das tecnologias promoveu substanciais mudanças nos modos de organização e de funcionamento da sociedade. De modo mais específico, merece destaque o surgimento de Inteligências Artificiais (que a partir daqui será tratada como IA), que são sistemas inteligentes, que, entre outras funcionalidades, são utilizados para produzir, traduzir e revisar textos. Essa funcionalidade impacta expressivamente o processo de ensino, o que demanda dos professores estratégias metodológicas para a exploração das potencialidades dessa tecnologia, bem como o processo de aprendizagem, o que exige dos alunos um uso adequado e ético dessas ferramentas. Nesse sentido, com a disseminação das tecnologias da informação e comunicação, observa-se avanços significativos nos modos de produzir e compartilhar textos e de promover as interações. Considerando esse contexto, esta dissertação busca analisar o uso da IA na educação. De modo mais específico, o foco desta pesquisa é o uso do ChatGPT®para o processo de revisão de resumos acadêmicos. Considerando esse contexto de posicionamentos antagônicos, esta pesquisa, buscando articular as interações realizadas por meios digitais e o avanço substancial das pesquisas sobre IA, elege como objeto de estudo a revisão de textos por meio da ferramenta ChatGPT®. Nesse sentido, a discussão proposta se circunscreve no seguinte problema de pesquisa: Quais são as contribuições e as limitações que podem ser constatadas em atividades de revisão de resumos acadêmicos realizadas via ChatGPT®? Para responder a essa problemática, o objetivo geral que norteia esta proposta de pesquisa se direciona para a tarefa de analisar as potencialidades e as limitações do ChatGPT® para o processo de revisão de resumos acadêmicos. Com isso, foram estabelecidos objetivos específicos: a) realizar compilado de pesquisas acerca dos usos do ChatGPT® para a revisão de textos; b) avaliar a eficácia da revisão textual por meio do ChatGPT® para a identificação de erros gramaticais e ortográficos em exemplares de resumos acadêmicos; c) analisar se a revisão textual do ChatGPT® contribui para a qualidade linguístico-discursiva em exemplares de resumos acadêmicos; d) analisar as dimensões éticas relacionadas à identificação de plágios e marcas autorais; e) inventariar os desafios dos usos da ferramenta ChatGPT® a partir da análise de exemplares de resumos acadêmicos. Desse modo, esta pesquisa se apresenta no sentido de promover uma reflexão que poderá subsidiar práticas de inovações pedagógicas, uma vez que o ChatGPT® será analisado como ferramenta para a revisão de textos que circulam no contexto do ensino superior. No presente trabalho, serão propostos dois tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo propiciar uma aproximação de pressupostos teóricos sobre os usos da IA na educação e, de modo mais específico, para o ensino de línguas. Assim, busca-se contribuir para a organização e compilação de referenciais teóricos que possibilitam a construção de uma reflexão acerca das potencialidades e as limitações do ChatGPT® para a revisão de textos. Essa parte será constituída por quatro capítulos: a) caracterização da Inteligência Artificial e do ChatGPT®; b) compilação de pesquisas sobre o uso do ChatGPT® no ensino de línguas; c) letramentos acadêmicos e o uso de IA e d) revisão de resumos acadêmicos. Outra modalidade de pesquisa utilizada é a documental, que consiste na análise de resumos acadêmicos produzidos por discentes de pós-graduação. Espera-se, com esta pesquisa, sistematizar uma reflexão acerca das potencialidades e das limitações do ChatGPT® para o processo de revisão de resumos acadêmicos, como possível ferramenta para o uso de revisão de textos no âmbito acadêmico, que possam ampliar um melhor embasamento, alcançando assim, melhores resultados na prática de produção de textos.