Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGILIO JUMA ALI

DISCENTE: VIRGILIO JUMA ALI
DATA: 27/05/2024
LOCAL: Sala de Reunião 2 DEG

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA A AVALIAÇÃO ECONÔMICA E DE SENSIBILIDADE DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO E USO DE HIDROGÊNIO VERDE

Fontes de energia; Custo nivelado de hidrogênio; Taxa interna de retorno; Valor presente líquido; modelos solares e econômicos

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária

Apesar da crescente tendencia do número de estudos sobre a produção e uso de hidrogênio verde como uma fonte de energia sustentável, a falta de informações detalhadas sobre sua produção e custos limita sua competitividade em relação a outras fontes de hidrogênio. No entanto, o potencial do hidrogênio verde para a descarbonização e sua capacidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa o tornam uma alternativa atraente. Nesse contexto, objetivou-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para avaliação econômica de projetos de produção e uso de hidrogênio verde em Minas Gerais. Utilizando modelos solares e econômicos, com os seguintes parâmetros: (i) produção anual, fator de capacidade, custos de equipamentos saída de potência máxima, energia pico, saída de potência do eletrolisador, compressão de hidrogênio e custos dos equipamentos (ii) análise econômica (iii) análise de sensibilidade. As principais variáveis analisadas neste estudo foram: Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR), Payback e custo nivelado de hidrogênio (LCOH). Os resultados encontrados mostram que O CAPEX para a microrregião Monte Claros, mostrou-se significativamente atrativo para o campo solar e os sistemas de eletrolise (VPL 2,388,20), com um payback de 5,16, TIR de 10,75%. Além disso, os diferentes métodos de eletrolise têm custos nivelados de H2 variados, com o SOE $5,54/kgH2, o PEM $10,18/kgH2 e o AEL $9,90/kgH2. Ainda a microrregião de Monte Claro, feito uma sensibilidade de 20% no CAPEX, o payback reduziu para 1,3 anos e os custos de produção de hidrogênio (LCOH) para as tecnologias de eletrolisadores PEM e AEL continuam elevados, atingindo $3,28 e $3,19, respectivamente. Porém tecnologia SOE estável em $1,78, indicando uma maior eficiência em termos de custo de produção de hidrogênio em comparação com as outras tecnologias.  No entanto, para microrregião de São Joao Del rei, os resultados mostram que o VPL e de 1,660,30, Payback é de 5,31 anos e a taxa interna de retorno (TIR) é de 10,75%. Os custos de produção de hidrogênio variam conforme a tecnologia de eletrolisador  $5,65/kgH2 para SOE, $10,57/kgH2 para PEM e $10,14/kgH2 para AEL. Portanto, a análise de sensibilidade mostra que o payback também teve uma redução para 1,06 anos e os custos de produção de hidrogênio (LCOH) para as tecnologias de eletrolisadores PEM e AEL continuam elevados após a sensibilidade de 20%, atingindo $3,37 e $3,23. No entanto, essas tecnologias podem se tornar menos competitivas em termos de custo de produção de hidrogênio com o aumento do investimento inicial. Por outro lado, o LCOH para a tecnologia SOE permaneceu relativamente estável em $1,80 respectivamente.

Interno - ADRIANO VIANA ENSINAS (Membro)
Externo ao Programa - BRUNA OLIVEIRA PASSOS E SILVA SIQUEIRA - DEG/EENG (Membro)
Interno - CARLOS EDUARDO CASTILLA ALVAREZ (Suplente)
Presidente - DIMAS JOSE RUA OROZCO (Membro)