INVESTIGANDO OS CUSTOS E A INCLUSIVIDADE NO SANEAMENTO EM NAMPULA PELA FERRAMENTA CWIS-FiT
CWIS, esgotamento sanitário, cadeia de valor de saneamento, ferramenta financeira.
Compreender os custos e o nível de inclusão social é fundamental para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, seguras e equitativas no setor de saneamento. A abordagem Citywide Inclusive Sanitation (CWIS) propõe sistemas que abrangem toda a população, promovendo eficiência, sustentabilidade e justiça social. Entre as ferramentas associadas a essa abordagem, destaca-se a CWIS-FiT (Financial Tool), voltada ao suporte
para análise financeira e tomada de decisões estratégicas no setor. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar os custos e a inclusividade dos serviços de saneamento na cidade de Nampula, considerando a aplicação da ferramenta CWIS-FiT. A coleta de dados iniciou-se com a caracterização da área de estudo a partir de dados secundários, visando obter informações gerais sobre o município. Em seguida, procedeu-se à identificação dos bairros de baixa renda (BR) e não baixa renda (NBR), selecionando-se 5 e 6 bairros, respectivamente. Na etapa de campo, adotou-se amostragem intencional associada à técnica de bola de neve,
com aplicação de entrevistas anônimas e voluntárias através de questionários estruturados, previamente aprovado pelo comité de ética do IHE-Delft da Holanda e avaliados pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Lavras. Foram entrevistados 53 domicílios de BR e 39 de NBR, além de 1 ponto focal do município, 2 camionistas de limpa fossa, um grupo de limpa fossa manual composto por 3 membros e 3 atuantes na comercialização de equipamentos sanitários. Complementarmente, foram realizadas observações diretas in loco.
O processamento e análise dos dados foram conduzidos com apoio do Compendium of Sanitation Systems and Technologies (CSST) e do Shit Flow Diagram (SFD), ferramentas consolidadas para análise, visualização e comunicação da situação do saneamento municipal. Para a análise financeira, os dados serão inseridos na ferramenta CWIS-FiT, desenvolvida em Microsoft Excel, composta por planilhas interligadas baseadas na Cadeia de Valor do Saneamento (CVS). Como resultados parciais, foram identificados 4 tipos distintos de sistemas de saneamento, sendo 2 localizados em áreas de BR e 2 em NBR. O SFD elaborado para a cidade evidenciou a inexistência de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), indicando que o sistema de saneamento urbano é 100% inseguro.