Banca de DEFESA: JULIANE CAPUTO COSTA CARVALHO

DISCENTE: JULIANE CAPUTO COSTA CARVALHO
DATA: 30/07/2024
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/rek-dfhn-hza)

COBRANÇA DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL: O MARCO DA MICROMEDIÇÃO NA CIDADE HISTÓRICA DE OURO PRETO

Consumo per capita; Hidrometração; Índices de perdas; Método da Valoração Contingente; Tarifas; Saneamento; Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental

Medidas de controle, redução do consumo e financiamento dos serviços de abastecimento de água potável em um município são estratégias essenciais para garantir a segurança e sustentabilidade da prestação dos serviços, bem como  reduzir os impactos da escassez hídrica. Diversos fatores influenciam o consumo individual de água, sendo que a micromedição por meio do uso de hidrômetros, aliada a uma boa política tarifária promove a justiça social e a redução do desperdício. O município de Ouro Preto possui grande importância histórica e cultural, além de reconhecida riqueza ambiental, no entanto, o uso desordenado da água ao longo dos séculos tem levado a períodos de baixa disponibilidade de água. E um dos motivos pode estar ligado à ausência de medição do consumo individual até o ano de 2020, resultando em perdas na distribuição e consumo per capita estimados superiores à média nacional  Assim, a implantação do Projeto de Hidrometração pela SANEOURO é considerada um marco na gestão do saneamento municipal, visando reduzir o consumo de água e as perdas, preservar os recursos hídricos e melhorar a capacidade de tratamento de esgotos.  Dessa forma, com a realização da pesquisa, objetivou-se avaliar o efeito da instalação de hidrômetros residenciais no consumo de água do Sistema de Abastecimento do município de Ouro Preto, e a percepção da população sobre a alteração na forma de cobrança. Utilizando dados do SNIS e fornecidos pela concessionária de água e esgoto do município, além de informações da literatura, atendeu-se a primeira etapa do trabalho. Para a segunda fase, aplicou-se um questionário para a população, aprovado pelo comitê de ética da instituição, com perguntas relacionados ao consumo, avaliação do serviço prestado, disposição a pagar (DAP, usando o Método da Valoração Contingente - MVC) e informações sobre características socioeconômicas (idade, gênero, renda, escolaridade, número de moradores, tipo de residência). Com base nos resultados obtidos, verificou-se que com a implementação da micromedição (do ano de 2021 para 2022), houve redução significativa do consumo per capita de água, do volume per capita coletado de esgoto e das perdas por faturamento. O valor cobrado pela concessionária aumentou, em relação à taxa fixa praticada anteriormente. Em relação à percepção da população quanto à mudança, apesar de mais de 70% responder que não conseguiu economizar água, verificou-se redução do consumo informado antes e após a hidrometração. Houve influência de características como idade, escolaridade e renda na aceitação da individualização do consumo e na disposição a pagar pelo serviço de fornecimento de água, tendo destaque para a população mais velha que apresentou maior conscientização. O DAP obtido foi de R$4,93/m3, superior à tarifa média praticada pela concessionária, que, no entanto, apresenta valores superiores a de outras empresas para faixas maiores de consumo (sobretudo acima de 15 m3). Características do município (número de distritos, cidade histórica e tubulações antigas) poderiam justificar essa condição, porém uma revisão pode ser feita em consulta e participação da população, visando conscientizar e reduzir o consumo.

Externo à Instituição - ALINE DE ARAÚJO NUNES - UFOP - UFOP (Membro)
Externo à Instituição - ANIBAL DA FONSECA SANTIAGO - UFOP (Membro)
Externo à Instituição - GABRIEL BROWNE DE DEUS RIBEIRO - UFES (Membro)
Externo à Instituição - TAMARA DAIANE DE SOUZA - UFOP (Suplente)