REMOÇÃO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS ALAGADOS CONSTRUÍDOS DE ESCOAMENTO VERTICAL E HORIZONTAL SUBSUPERFICIAL COM SUBSTRATO DE ESPIGAS DE MILHO MODIFICADO POR TRATAMENTO ALCALINO
remoção de nutrientes em esgoto universitário; absorção química de fósforo; tratamento descentralizado; tecnologia sustentável.
O tratamento eficiente de efluentes, especialmente a remoção de nutrientes é essencial para a preservação dos recursos hídricos. Por isso, faz-se necessário o emprego de tecnologias descentralizadas eficientes e de baixo custo operacional como Sistemas Alagados Construídos (SACs). O objetivo deste estudo é produzir um substrato modificando espigas de milho com solução alcalina a fim de remover nutrientes de um esgoto sanitário após tratamento preliminar. A metodologia inclui a modificação química das espigas, avaliação de suas propriedades adsorventes e aplicação em SACs compostos por unidades de escoamento vertical e horizontal subsuperficial. O monitoramento contemplará análises de variáveis morfológicas, tais como ATR-FTIR e MEV e análises físico-químicas. Os resultados esperados incluem a remoção eficiente de nutrientes como o nitrogênio e o fósforo e a validação do substrato como uma solução viável e sustentável para o tratamento descentralizado de esgotos. A pesquisa ainda prevê contribuições acadêmicas significativas, como artigos científicos e apresentações em eventos da área de saneamento ambiental.