APLICAÇÃO DA ABORDAGEM EULERIANA GRANULAR MULTIFÁSICA NA PREVISÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA NA SECAGEM DE BATATA YACON
propriedades físicas, frutooligossacarídeos, cinética de secagem, dinâmica dos fluidos Computacional (CFD), propriedades físicas.
A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) está ganhando destaque como alimento funcional devido às suas propriedades fisiológicas e prebióticas, atribuídas aos frutooligossacarídeos (FOS) do tipo inulina. Esses oligofrutanos servem como substrato para a fermentação bacteriana no cólon. No entanto, a batata yacon tem alta atividade de água e teor de umidade, reduzindo sua vida útil e valor nutricional devido ao escurecimento enzimático. A secagem por convecção com ar quente é um método utilizado para preservar alimentos com alto teor de umidade incluindo a batata yacon. A Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) aplicada à secagem é promissora na otimização desses processos. Este estudo avalia a transferência de calor e massa durante a secagem convectiva de esferas (10 mm) de batata yacon em um secador de túnel fino, utilizando CFD. Foram caracterizadas as esferas e obtidas a cinética e a taxa de secagem. Propriedades físicas como densidade real, porosidade, densidade de bulk e capacidade calorífica foram medidas em triplicata, enquanto o ângulo de repouso e o coeficiente de restituição foram medidos vinte vezes. A secagem considerou velocidades de ar de 1 m/s e 3 m/s e temperaturas de 50 °C e 70 °C. Foram criadas curvas de cinética de secagem, cinética de aquecimento e taxa de secagem, além de ajustes de modelos de cinética. Espera-se que as propriedades físicas obtidas sejam similares às da literatura e que o processo de secagem dure entre 3 e 7 horas. Não se espera que a velocidade de escoamento impacte significativamente os resultados, resultando em um fluxo de massa puramente difusivo. Quanto à simulação computacional, espera-se que o modelo de transferência de massa e calor para esferas se ajuste bem aos dados experimentais.