Banca de DEFESA: EDMARA MÁRCIA DE CASTRO REZENDE

DISCENTE: EDMARA MÁRCIA DE CASTRO REZENDE
DATA: 13/06/2024
LOCAL: Sala online do Google Meet

O ENSINO DE ÉTICA DAS VIRTUDES PARA O EJA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FREIREANA: UM CAMINHO PARA COMBATER A CRISE AMBIENTAL

Ética Ambiental, Cidadânia, Formação Critica, Desenolvimento Sustentável

Este estudo tem como objetivo analisar a relevância da Educação Ambiental Freireana a partir do ensino da ética para o avanço no combate ao desequilíbrio ambiental. Como metodologia foi realizada uma revisão e reflexão crítica da literatura publicada sobre o assunto, tomando a teoria de Paulo Freire como teoria de base para uma reflexão crítica sobre a educação ambiental a partir do ensino da ética. Ao final do estudo verificou-se que é fundamental que se eleve o sentido da escola na sociedade contemporânea e a prepare para os novos tempos, seja por meio de novos canais de justiça escolar, colocando novamente os estudantes dentro da escola, ao invés de afastá-los, abrindo-a para a pluralidade, considerando as diversas culturas e experiências. Para que a escola problematize a realidade para formar sujeitos críticos com autonomia de pensamento, torna-se relevante abordarmos os saberes necessários a esse propósito. O saber docente se refere à dimensão científica, pedagógica, didática, estética, ética e política. Afetividade e emoções fazem parte desse processo. A ética da vida, pedagógica e libertadora de Freire, surge como uma resposta crítica aos problemas sociais e como uma busca por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham a oportunidade de serem sujeitos ativos e livres em sua própria história.

Externo à Instituição - VICTOR MONTALVÃO MORENO - UFBA (Suplente)
Externo à Instituição - ROBERTA SMANIA MARQUES - UEPB (Membro)
Presidente - BRENO PASCAL DE LACERDA BRITO - UFLA (Membro)
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)