Teatro do Oprimido e Educação Ambiental Crítica na formação docente: diálogos entre pesquisa social, leitura da realidade escolar e sensibilização
Prática social, mapeamento ambiental, Arte, Residência Pedagógica,
Trabalhar com a formação docente é um caminho importante para garantir maiores possibilidades às práticas pedagógicas. O(A) professor(a) imerso na comunidade escolar corriqueiramente realiza ações de pesquisa social que contribuem com o enriquecimento de seu trabalho e reflexão sobre a realidade escolar, contudo, muitas vezes isso não se dá de forma sistemática, contínua e de maneira aprofundada. O Teatro do Oprimido apercebido como uma prática social associada à liberdade artística dramatizada possibilita instâncias de diálogo necessárias à reflexão das assimetrias sociais da sociedade brasileira e das questões socioambientais atuais, questões presentes na vida dos e das estudantes. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Biológicas tem procurado trabalhar de forma associada com a formação de professoras/es ao mesmo tempo em que pesquisa e busca elucidar, dramatizar e se aprofundar sobre as questões socioambientais das comunidades escolares com as quais atua por meio do Teatro do Oprimido. A presente pesquisa possui o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico-metodológico de leitura da realidade e busca, a partir da materialidade dos fenômenos encontrados a partir da investigação nas comunidade de duas escolas de Lavras – uma municipal e outra estadual - elaborar práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade das escolas e paralelamente garantir uma formação de professoras/es pesquisadoras/es mais humanizada e socioambientalmente sustentável.