REFLEXÕES DO FILME VIDA SECAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL.
Cinema, educação cientifica, ensino de ciências, formação de professores e Vidas Secas.
Este trabalho tem como objetivo compreender as especificidades contidas no filme Vidas Secas de Nélson Pereira dos Santos e seus reflexos na educação científica e na sociedade. Será ministrado um minicurso onde o filme é o tema central. Os envolvidos serão professores em formação inicial e continuada do PIBID de Biologia da UFLA, pós-graduandos do PPGECA da UFLA, discentes da disciplina “Estética, Cinema, Ciência e Educação” e Professores de Educação Básica da área de Ciências da Natureza de uma escola de L avras, MG. A coleta de dados partirá de uma pesquisa qualitativa, que se caracteriza assim uma vez que buscamos compreender nuances das relações humanas no processo educacional. Para análise destes dados será utilizada a análise do discurso, como referencial teórico metodológico, em diálogo com o materialismo histórico dialético, pois as falas dos participantes provavelmente apresentarão enunciados produzidos em uma determinada condição material e histórica. Dessa maneira, os enunciados serão categorizados, interpretados e fundamentados teoricamente, levando em consideração a articulação com a bibliografia de base desta pesquisa.