COSMOLOGIA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO HISTÓRICO-CONCEITUAL DA COSMOLOGIA MODERNA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BRASILEIRO
Cosmologia, Ensino de Ciências
A cosmologia moderna é uma ciência que tem como objetivo entender o passado, presente e
possível futuro da estrutura em larga escala do universo. O presente trabalho visou pesquisar e
refletir sobre o ensino dessa ciência no contexto da educação brasileira básica, mais
especificamente, nos anos do ensino médio. Avaliar a importância do tema e sua inserção nas
aulas de ciências, assim como pesquisar seus fundamentos históricos, conceituais eeducacionais,
a fim de se construir um modelo do atual cenário educacional brasileiro frente à cosmologia
moderna, constituiu a primeira parte do trabalho. Tendo sido tal cenário construído,foi proposto
a elaboração de um livro didático sobre o tema, voltado especialmente para professores do ensino
médio, o qual incluiu, inclusive, experimentos práticos relacionados ao assunto de cada capítulo,
o que foi um diferencial em relação à maioria dos materiais já elaborados destinados a essa
finalidade. Dessa forma, através do desenvolvimento do livro sobre cosmologia moderna para o
ensino médio, se consegue uma proposta objetiva da inserçãoda cosmologia para ser considerada
pela comunidade da educação cientifica brasileira.