Existem discursos racistas nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental de geografia?
livros didáticos, Geografia, povos indígenas, PNLD, imagens.
O objetivo deste trabalho é investigar a disseminação de discursos racistas sobre os povos indígenas nos livros didáticos do 7º ano de Geografia do edital de 2018 para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Este tipo de recurso pedagógico pode apresentar narrativas distorcidas em seus textos e imagens, passíveis de serem interpretadas por meio das noções de necropolítica, biopoder, biopolítica.Neste trabalho, a metodologia utilizada foi à qualitativa. Assim, foi proposta uma análise tanto das características gerais das obras quanto das informações relacionadas, em específico, ao objeto de estudo – a narrativa exposta sobre os povos originários. Para isso, fizemos a análise das imagens em três categorias: Promove positivamente, meramente ilustrativa e problemática. Dentre as imagens presentes nas 4 obras que analisamos, identificamos 24 imagens sobre os povos indígenas, sendo 9 classificadas como "problemáticas", 9 como "promovem positivamente" e 6 que tem elementos das duas categorias anteriores. Através de toda essa análise anteriormente exposta, chegou-se à conclusão de que, por mais mudanças que ocorreram ao longo do tempo, para maior inclusão dos povos indígenas no processo de ensino-aprendizagem, ainda sim observa-se que existem visões racistas à cerca do tema.