EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DA COLETA SELETIVA DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE LAVRAS – MG: DA TEORIA À PRÁTICA
Resíduos Sólidos. Coleta Seletiva. Educação Ambiental.
Os resíduos sólidos se tornaram um problema de ordem global, que afeta direta e indiretamente a maioria das comunidades, tanto rurais como urbanas. O consumo desenfreado de produtos, a deficiente gerência da cadeia produtiva destes por órgãos governamentais, a falta de conscientização pública e a falta de incentivo público para o reaproveitamento e para a destinação regular dos resíduos se transformaram em imperativos dos grandes problemas socioambientais a serem enfrentados no Séc. XXI. É somente através de atividades educacionais que todos os segmentos da sociedade civil conseguirão compreender e agir de forma sustentável para com estes. Essas atividades precisam ser desenvolvidas obrigatoriamente pelo poder público em parceria com todos os segmentos da sociedade civil. Diante disso, este estudo visa analisar e discutir a abordagem da Educação Ambiental no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Lavras (PGIRS) e seus documentos correlatos quanto sua relevância na coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliar. E também na compreensão e no desenvolvimento de ações por parte dos gestores responsáveis pelas ações da educação ambiental no município. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, sendo executada em duas etapas na cidade de Lavras. A primeira etapa consistiu em análise bibliográfica e documental e a segunda na aplicação de questionários juntos a ACAMAR, Prefeitura Municipal de Lavras e o CONSANE. Como resultado, evidenciou-se que o município possui planos de gestão de resíduos sólidos (PMSB e PGIRS) e o programa de educação ambiental é coordenado pela Prefeitura e CONSANE respectivamente. Foi verificado a ACAMAR atua por meio de parceria com a Prefeitura promovendo atividades de educação ambiental, com entrega de panfletos, e o recolhimento de recicláveis nos domicílios. Observou-se, no PGIRS, que o programa de educação ambiental está projetado para ser executado no período de 20 anos (2017 a 2037), sendo a maioria das suas atividades voltadas para o ambiente educacional escolar e por meio deste para a sociedade. Por fim, as propostas das ações de educação ambiental para a gestão da coleta seletiva domiciliar projetadas nos planos e no programa contemplam em partes a real necessidade da população, devendo ter ações mais interativas e contínuas das instituições promotoras da coleta seletiva.