Banca de DEFESA: DANIELLE CRISTINA PEREIRA

DISCENTE: DANIELLE CRISTINA PEREIRA
DATA: 30/08/2024
LOCAL: Sala de aula da pós-graduação do PPGECA

DIÁLOGOS ENTRE POESIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO PIBID DE BIOLOGIA DA UFLA

Poesia; formação de professores; PIBID; ensino de ciência; educação.

Este trabalho tem como objetivo compreender o diálogo entre poesia e ciência, considerando sua relação com a formação inicial de professores. A pesquisa foi realizada com alunos e alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Licenciatura em Ciências Biológicas, com encontros ocorrendo em 2021 e 2022. Além disso, os(as) estudantes desse programa criaram relatórios com suas percepções sobre o efeito que a arte poética teve no seu processo de formação docente. Os encontros aconteciam semanalmente e incluíam diversas formas de arte: cinema, música e poesia, que é o foco desta pesquisa. Como resultado, foi possível compreender que a poesia pode ajudar os(as) futuros professores(as) a encontrar um novo caminho, promovendo uma prática pedagógica que rompa com o ensino tradicional e rígido de ciências, permitindo-lhes ver as relações sociais, ambientais, políticas e culturais a partir de uma perspectiva poética, ao mesmo tempo que incorpora os conceitos que o conhecimento científico oferece. Durante os encontros foram organizadas leituras de poesia, onde foram recitados poemas conhecidos. Contudo, houve também um momento em que os bolsistas puderam apresentar os seus próprios textos e posteriormente relatar como a poesia os impactou. Assim, quando a arte e a ciência estão alinhadas, trabalhando para o desenvolvimento do pensamento crítico, ajuda a revelar realidades muitas vezes oculta pelo capitalismo. Para a pesquisa optou-se pela análise de conteúdo, categorizando as falas dos estudantes. Inicialmente, foram identificadas três categorias referentes às percepções de criação de poemas originais. Na segunda fase, emergiram cinco categorias sobre como a poesia e as discussões afins foram percebidas por eles(as). Na terceira fase, foram criadas seis categorias, mostrando o impacto da arte poética na formação de professores(as) de ciências e biologia. Como resultado, constatamos que esta arte é uma forte aliada no processo de formação docente, contribuindo para uma educação mais humanizadora e sensível, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo e permitindo que os futuros professores(as) vejam a poesia como um caminho para uma prática pedagógica transformadora.

Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo ao Programa - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES - DED/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - LETÍCIA APARECIDA DE OLIVEIRA - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - EMERSON FERREIRA DE OLIVEIRA - ND (Membro)