Banca de DEFESA: LAURA SALVE SILVEIRA

DISCENTE: LAURA SALVE SILVEIRA
DATA: 29/08/2024
LOCAL: Híbrida: Laboratório de Diálogos em Educação, Ciência, Arte Sociedade e Ambiente e Google Meet

Educação Ambiental na formação de professores a partir da articulação ensino e pesquisa

Educação Ambiental Crítica. Formação de Professores. Pesquisa-ação-participativa.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

Este trabalho tem como objetivo analisar um processo de formação inicial de professoras e professores de Biologia, que buscou articular ensino, pesquisa e extensão tomando como eixo questões socioambientais com e numa comunidade escolar. Este processo se deu no Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no período letivo de 2021/02. O caminho pedagógico escolhido para atingir os objetivos foi a realização de uma pesquisa-ação-participativa construída conjuntamente com as estagiárias e estagiários. A pesquisa consistiu na realização de um mapeamento socioambiental no entorno de uma Escola Estadual na cidade de Lavras, culminando em uma prática pedagógica de Educação Ambiental como retorno para a comunidade escolar em questão. Neste trabalho descrevemos o desenvolvimento da pesquisa e avaliamos, a partir dos relatos das licenciandas e licenciandos, quais foram as contribuições desse processo para sua formação enquanto professoras e professores. A partir da investigação dos dados por meio da Análise de Conteúdos, desenvolvemos dois capítulos para a discussão, sendo o primeiro intitulado “A pesquisa-participativa na formação docente” e o segundo “Prática social e Educativa Ambiental Crítica”.

Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Suplente)
Externo à Instituição - DANIELE CRISTINA DE SOUZA - UFTM (Membro)
Interno - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO (Membro)
Externo à Instituição - MARCO TULIO MENDES FERREIRA - ND (Suplente)