Banca de DEFESA: IAN SILVA ANDRADE
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IAN SILVA ANDRADE
DATA: 02/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:
SIGNIFICAÇÕES DE ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE LAVRAS-MG
PALAVRAS-CHAVES:
pedagogia escolar; gestão educacional; materialismo histórico-dialético; núcleos de significação |
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PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
No Brasil, o pedagogo escolar possui funções difusas. Elas se confundem em meio às diversas nomenclaturas dos cargos que este profissional pode assumir na escola, impregnadas de particularidades históricas na educação em cada estado. Quando não é professor regente de turma, é supervisor, orientador, especialista e/ ou coordenador pedagógico. Especificamente no estado de Minas Gerais, as funções de supervisão pedagógica e orientação educacional são atribuídas ao cargo de Especialista em Educação Básica (EEB), ao qual compete também a coordenação pedagógica de determinada escola. Diante dessa miríade de tarefas, como os especialistas, pedagogos escolares, exercitam suas funções na escola? Esta pesquisa visa identificar significações que especialistas de escolas estaduais em Lavras-MG atribuem à gestão educacional desenvolvida onde trabalham, no sentido de: 1) investigar experiências de supervisão pedagógica e orientação educacional; 2) analisar concepções acerca do papel da escola; 3) registrar indícios do processo histórico que conformou o cargo de EEB em escolas estaduais de Lavras-MG. Para tanto, conversamos com as especialistas dessas escolas tendo por base um roteiro semiestruturado em esclarecimentos iniciais e tópicos de abordagem, de acordo com as premissas dialógicas dos Estudos bakhtinianos quanto à construção da enunciação. A partir dos relatos produzidos, transcritos e textualizados, procedemos a sua análise mediante a síntese de núcleos de significação, no intuito de aproximarmo nos das zonas de sentido enunciadas pelas especialistas. Tais núcleos, assim como os diálogos subsequentes com as pedagogas, embasaram o pesquisador na escrita de perfis pessoais sobre como elas significam as práticas de gestão educacional nas escolas onde trabalham, conforme suas trajetórias profissionais. Discutimos esses perfis e os núcleos de significação neles imbricados com o apoio lógico-histórico da arquitetônica categorial desenvolvida ao longo da investigação, a partir do método materialista histórico-dialético. Neste sentido, utilizamos categorias próprias da Psicologia histórico-cultural acerca do desenvolvimento interfuncional do psiquismo humano, bem como da Pedagogia histórico-crítica no que tange a uma concepção de educação escolar calcada na práxis social; quais sejam: trabalho, contradição, mediação, necessidade e motivo. Assim, formamos um quadro geral de significações sobre o trabalho da pedagoga especialista, particular a determinadas escolas estaduais em Lavras MG. |
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MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - MARCIO MAGALHAES DA SILVA - DED/FAELCH (Suplente)
Interno - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Membro)
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Externo à Instituição - CÍLSON CÉSAR FAGIANI - UFU (Suplente)
Externo à Instituição - ANTONIO BOSCO DE LIMA - UFU (Membro)