Imunologia e Vacinologia no ensino básico:
estudo sobre a percepção docente e o conhecimento de estudantes em sistema imunológico e vacinas.
Inmunologia
Ensino Basico
Vacinas
Os cursos de formação continuada têm sua importância não somente como ações de atualização docente, mas também como espaços de diálogo e construção coletiva de práticas pedagógicas, tendo a universidade um papel importante nesse processo, como instituição parceira na promoção destas ações. Desse modo, foi ofertado um minicurso de extensão em formação continuada sobre sistema imunológico e vacinas, e suas temáticas, a docentes da educação básica que atuam no ensino de Ciências e Biologia, com o objetivo de analisar se o presente minicurso traz contribuições para a formação e prática docente referente ao tema. A temática sobre sistema imunológico e vacinas constam nas bases curriculares, devendo ser desenvolvido no ensino fundamental e médio. Dessa maneira, identificar o que os estudantes sabem sobre a temática, pode contribuir para a (re)construção de estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema. Portanto, visou-se, também, analisar a percepção e o conhecimento de discentes do ensino médio sobre a temática sistema imunológico e vacinas. Como método de coleta de dados utilizou-se de questionários e para a análise dos mesmos tomou-se como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Bardin. Foi possível identificar que os estudantes possuem um conhecimento elaborado a respeito da temática, porém apresentam certa dificuldade em conceitos referente a mesma. Identificou-se também, que o minicurso possibilitou um espaço formativo, contribuindo para a educação científica sobre o tema, a partir de um ambiente que favoreceu a reflexão, o diálogo e a aprendizagem, contribuindo, portanto, para a formação e prática docente referente ao tema.