Educação inclusiva e as práticas pedagógicas dos professores de uma escola municipal no Sul de Minas Gerais: um estudo de caso
Educação Inclusiva; Formação de Professores; Capacitismo; Alunos com Deficiência.
O presente trabalho se insere no âmbito de pesquisas voltadas para práticas pedagógicas com alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar, considerando o capacitismo nos espaços escolares. O objetivo geral do trabalho foi compreender como são as práticas pedagógicas dos professores para com os alunos com deficiência de uma escola municipal no sul de Minas Gerais, bem como o processo de ensino aprendizagem. Optou-se por descaracterizar a escola, pois em paralelo a data de observações, foi retirado pela secretaria de Educação, da cidade, o cargo de professor de apoio. Portanto alguns alunos com deficiência não estavam indo mais às aulas, o que ocasionou também o encerramento das observações. Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotado uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso do tipo observação participante, o qual envolveu a investigação da formação e práticas dos docentes da escola em questão. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados observações livres da prática dos professores sujeitos principais da pesquisa e caderno de campo para as observações. A análise dos dados foi a partir de elementos da teoria da Análise de Conteúdo Categorial, na perspectiva de Bardin (2011), considerando as categorias: “Formação das docentes”, “Experiências com alunos com deficiência” e “Capacitismo”. Como resultados dos estudos consideramos que uma formação continuada com práticas reflexivas e adesão de novas metodologias de ensino podem favorecer a aprendizagem dos alunos com deficiência e as práticas pedagógicas dos professores. Embora a formação atual deixe a desejar, no que se refere a educação inclusiva, as ações e atitudes dos professores precisam ir de encontro a essas reflexões, indicando a possibilidade da real efetivação de políticas e uma educação inclusiva.