FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARTICIPAÇÃO: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO USO DO MÉTODO JOSUÉ DE CASTRO NUM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Formação inicial e continuada docente, Educação Ambiental, Formação de grupos, Cooperação
Esta dissertação analisa o diálogo entre o Método Josué de Castro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a formação de professores, no contexto de um Programa de Residência Pedagógica de um curso de Licenciatura em Biologia. O estudo investiga a utilização dessa abordagem metodológica na formação docente ao articular a prática pedagógica com a reflexão crítica sobre a realidade socioambiental e educacional. A Residência Pedagógica, ao integrar a atuação dos licenciandos em escolas públicas sob a orientação de professores experientes, possibilita um diálogo entre a educação científica e ambiental e a realidade escolar atual. A pesquisa examina de que forma essa experiência promove a construção de sujeitos críticos e reflexivos e como os residentes lidam com as contradições presentes na conjuntura educacional contemporânea. A partir de uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na pedagogia histórico-crítica e na educação popular, conclui-se que a inserção do Método Josué de Castro na formação docente fortalece a formação de grupos e possibilidade uma aproximação mais bem fundamentada e comprometida entre universidade e realidade escolar, contribuindo para a construção de uma prática pedagógica crítica e transformadora.