A Astronomia Cultural Indígena como caminho para uma Educação Científica e Ambiental: Uma Experiência no Ensino de Educação Básica
constelações indigenas, gravidade, astronomia para crianças
Esta dissertação investiga as contribuições do curso de extensão universitária Astronomia Cultural Indígena, oferecido em 2024, para a formação dos estudantes da educação básica do projeto-escola Curumim. A pesquisa busca responder à seguinte questão: de que maneira o curso contribui para a formação desses estudantes?
Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na observação sistemática das aulas, com foco nos conteúdos abordados e nas questões levantadas pelos alunos ao final de cada encontro. A análise dos dados foi guiada por dois objetivos específicos: (i) examinar a condução das aulas e a participação dos estudantes e (ii) avaliar os impactos do curso na comunidade escolar da Escola Curumim.
Os resultados indicam que a participação ativa dos alunos e a complexidade das questões levantadas evidenciam uma prática pedagógica dinâmica, que valoriza a experiência concreta, estimula a reflexão crítica e integra saberes culturais, ambientais e científicos. Conclui-se que o curso contribuiu para uma aprendizagem significativa ao respeitar o contexto de vida dos estudantes e ampliar sua compreensão da Astronomia a partir de múltiplas perspectivas.