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Banca de QUALIFICAÇÃO: THUANNY APARECIDA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THUANNY APARECIDA NOGUEIRA
DATA: 25/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPGECA
TÍTULO:

Desnaturalizando significados sociais hegemônicos: articulações entre a psicologia soviética e a educação ambiental crítica nos anos iniciais do ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Educação decolonial; consciência; eurocentrismo


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Para a psicologia soviética, a formação social da consciência se dá em unidade com a atividade. Uma vez que a consciência individual se constrói a partir da internalização das práticas sociais e do sistema de significações de um dado modo de produção, Leontiev (2004, p.101) assevera que o ser humano pensa e percebe o mundo “armado e limitado pelas representações e conhecimentos de sua época e momento histórico”. Na sociabilidade capitalista, os significados sociais que interpretam a realidade na consciência dos sujeitos conformam a ideologia burguesa. Destarte, a estrutura curricular eurocêntrica das escolas brasileiras se configura em um instrumento de cooptação das consciências pelo sistema de significados sociais hegemônicos que eternizam a ordem social capitalista. Esse processo obstaculiza a educação ambiental crítica ao apresentar as formas sociais burguesas,  tais como a apropriação privada da terra e a destruição socioambiental, como inerentes às relações humanas. De acordo com Leontiev (2021, p.174), para superarmos o falseamento da representação burguesa do real é necessário “que se realize na consciência do indivíduo  uma transformação dos sentidos pessoais subjetivos em outros significados, adequados a ele (...) no contexto da luta pela consciência que ocorre na sociedade”. É importante explicitar, aos leitores não familiarizados com a psicologia histórico-cultural, que Leontiev não defende a desconstrução idealista dos significados dominantes, como na tradição derridiana, mas sim a crítica materialista histórico-dialética das representações sociais que emergem das relações de produção capitalistas. Por conseguinte, a pesquisa em tela visa construir práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental crítica nos primeiros anos do ensino fundamental que abordem os modos de vida dos povos originários, no intuito de desnaturalizar a relação predatória do ser humano com a natureza e a apropriação privada dos meios de produção e subsistência. Será adotada a metodologia de pesquisa-ação, que permite a articulação entre teoria e prática, engajando professora-pesquisadora e crianças em um processo colaborativo de investigação e intervenção pedagógica. As etapas da pesquisa incluirão planejamento, ação e avaliação. Serão realizadas atividades que permitam avaliar as mudanças na compreensão das crianças sobre os diversos modos de organizar a produção e a reprodução da vida material.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Membro)
Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Membro)
Externo ao Programa - CAMILA SIMOES ROSA - DED/FAELCH (Membro)
Externo ao Programa - JACQUELINE MAGALHAES ALVES - DED/FAELCH (Suplente)
Notícia cadastrada em: 07/04/2025 16:31
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