Título:
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA
Profa. Dra. Helena Libardi - UFLA
Profa. Dra. Regina Celia Grando - UFSC
Data: 30/08/2022
Horário: 14h
Local:
https://meet.google.com/zmj-wfht-mkg?authuser=0
RESUMO: A presente pesquisa abordará a tecnologia como recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos numa perspectiva inclusiva, através da utilização do Scratch que pode possibilitar a criação de animações e jogos. A escolha desse recurso foi motivada por ser uma alternativa que pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, a criatividade e concentração em um mesmo espaço, ou seja, a tela do computador; também pela gratuidade do recurso. O recurso apresenta personagens, sons, cenários e movimentos próprios, que podem ser personalizados. Pretendemos responder a questão de investigação: Que estratégias de resolução de problemas são utilizadas pelas estudantes e pelos estudantes na elaboração e no desenvolvimento de um jogo no Scratch em uma perspectiva inclusiva? O objetivo do presente trabalho será “analisar as potencialidades e desafios impostos às estudantes e aos estudantes ao utilizar o Scratch para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”. Esperamos que a tecnologia possibilite a colaboração e a criatividade entre as duplas de estudantes durante o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos da Matemática para traçarem caminhos para a resolução de problemas; que o trabalho em dupla possa promover o respeito às diferenças numa abordagem inclusiva; que os aspectos lúdicos do jogo possam favorecer a aprendizagem, que a intervenção planejada e consciente da pesquisadora possa influenciar na aquisição de conceitos. A intenção é que pesquisa traga resultados que auxiliem as educadoras e os educadores no desenvolvimento de um ambiente desafiador e propício à resolução de problemas em sala de aula, contribuindo para o ensino da Matemática.
Palavras-Chave: Educação Matemática Inclusiva. Scratch. Deficiência Intelectual.