Mestrando(a):
Claudia Alessandra dos Santos
Título:
A GEOMETRIA DOS TECIDOS AFRICANOS: PERSPECTIVAS A PARTIR DA LEI 10.639/03
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Profa. Dra. Ellen De Lima Souza – UNIFESP
Data: 13/12/2023
Horário: 14h
Local:
Acesso pelo Qr Code
RESUMO: A presente pesquisa, qualitativa, tem como propósito analisar as dificuldades encontradas pelos professores para efetivar o cumprimento da lei 10.639/03 com vistas a trabalhar a história da cultura afro-brasileira e cultura africana de maneira a valorizar a contribuição cultural, histórica e social que afrodescendentes trouxeram para o Brasil, com os aportes teóricos e materiais disponíveis atualmente, em suas aulas de matemática. Tendo em vista que as formações continuadas ou pedagógicas disponíveis em sua grande maioria não tratam dessa temática. A luta travada pelo movimento negro e ativistas que culminou na Lei 10.639 em 2003 que altera a LDB em seus artigos 26A e 26B, vem sendo pauta de várias ações para que ela seja realmente aplicada em sua integralidade. Nessa perspectiva, busca-se responder à questão de investigação: “Que possibilidades um curso de formação continuada na perspectiva étnico racial, pode trazer para a efetivação da Lei 10.639/03, nas aulas de Geometria?” A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir de um curso de formação continuada oferecido a docentes da Educação Básica e um questionário. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. É possível afirmar que alguns professores encontram-se orientados frente a obrigatoriedade da aplicação da lei e suas perspectivas, mas pode-se também perceber a necessidade de atividades, cursos e ações voltados especificamente para a temática.
Palavras-Chave: Cultura Africana. Educação Matemática. Formação. Geometria. Tecidos.