Título:
O desenvolvimento do conceito de volume em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem mediadas por tecnologias digitais
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Jose Antônio Araújo Andrade – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Profa. Dra. Regina Celia Grando – UFSC
Data: 06/04/2022
Horário: 10h
Local:
https://meet.google.com/upm-uiak-udj
RESUMO: O objetivo geral da pesquisa é analisar o desenvolvimento do pensamento teórico por meio das significações produzidas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do campo conceitual da Geometria Espacial, com ênfase no conceito de volume, sob a mediação de tecnologias digitais. Os objetivos específicos são: investigar os sentidos e significados produzidos/negociados com/por estudantes nas SDA de conceitos geométricos; analisar as potencialidades de mediação das tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento teórico. Os objetivos estabelecidos visam responder à questão que orienta a pesquisa: Que elaborações conceituais os estudantes do Ensino Médio produzem a respeito de conceitos da Geometria Espacial em SDA mediadas por tecnologias digitais? A metodologia da pesquisa é qualitativa e tem como objeto o processo de significação estabelecido em SDA desenvolvidas com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do Sul de Minas, que visa trabalhar os nexos conceituais da Geometria Espacial utilizando as tecnologias digitais como principal elemento de mediação. Neste contexto, foram adotados os seguintes instrumentos para a constituição dos dados e da documentação da pesquisa: diário de campo da pesquisadora, registro escrito produzido pelos alunos durante as SDA, e audiogravação de todo processo. Para a organização dos dados e estabelecimento das categorias de análise será utilizada uma metodologia denominada Núcleos de Significação.
Palavras-Chave: Lógico-histórico. Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Geometria Espacial. Volume. Atividade.