Mestrando(a):
Maíra Duarte Passos
Título:
A TERRA GIRA EM TORNO DO SOL OU O SOL GIRA EM TORNO DA TERRA?: DA REVOLUÇÃO COPERNICANA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves – UFLA
Prof. Dr. Alexandre Bagdonas Henrique – UFLA
Prof. Dr. Wagner Franklin Balthazar - IFRJ
Data: 31/07/2023
Horário: 14h
Local:
RESUMO: A atual pesquisa tem como objetivo testar e validar uma sequência de atividades que visa ajudar os alunos a desenvolver habilidades científicas, tais como observação, interpretação, análise crítica e comunicação de ideias. O presente trabalho tem o intuito de analisar uma sequência didática ativa e crítica em relação ao conhecimento científico. A pesquisa utiliza métodos qualitativos para avaliar a eficácia da sequência didática em relação aos objetivos propostos. Para isso, a pesquisadora realizará observações em sala de aula e análises de dados para verificar se a sequência didática contribuiu para o desenvolvimento dos indicadores de alfabetização científica. Os resultados da pesquisa podem ser utilizados para aprimorar a sequência didática e para subsidiar outras pesquisas sobre alfabetização científica e o ensino de astronomia.
Palavras-Chave: Alfabetização Científica. Revolução Copernicana. Astronomia. Ensino de Física.