Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Anderson dos S. Somorinha - em 12/06/2024

Defesa de Dissertação do Aluno Anderson dos S. Somorinha

Convidamos a todos para a defesa da dissertação do aluno Anderson dos S. Somorinha, do PPGECEM, que acontecerá no dia 12 de junho, às 8h da manhã.

Para participar e apoiar o Anderson nesse momento tão importante, basta acessar o QR Code da imagem ao lado

A dissertação investiga o impacto da pandemia do Coronavírus na educação e a adaptação dos docentes da área de ciências naturais às TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação).

O estudo envolveu um questionário online aplicado no início de 2022 a 12 professores de Barbacena. Os resultados mostraram que, embora todos os professores reconheçam a importância das TDICs para o ensino, a maioria teve pouco contato com essas tecnologias durante a graduação. Eles se aproximaram das TDICs principalmente por meio de formação continuada e pela prática profissional.

Apesar do reconhecimento da importância das TDICs, a pesquisa revelou que essas tecnologias ainda têm pouca influência na constituição da identidade docente dos professores investigados. Muitos deles veem as TDICs como ferramentas valiosas para o ensino e a aprendizagem, mas não as associam diretamente à sua percepção de ser docente.

Em resposta a essas descobertas, foi desenvolvido um curso de formação continuada com o objetivo de integrar melhor as TDICs às práticas pedagógicas dos professores. Esse curso visa universalizar conceitos relacionados às TDICs e apresentar ferramentas que possam ser incorporadas ao dia a dia dos educadores, promovendo uma maior aproximação entre tecnologias e identidade docente.

A defesa da dissertação de Anderson dos S. Somorinha promete ser um evento enriquecedor, destacando a importância da adaptação tecnológica na educação e oferecendo insights valiosos sobre como melhorar a formação e a prática dos docentes no contexto contemporâneo. Não perca a oportunidade de prestigiar este momento significativo e apoiar o desenvolvimento acadêmico e profissional na área da educação.

Notícia cadastrada em: 03/06/2024 10:22
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 16:41