A COMPREENSÃO DOS RESULTADOS DO SIMAVE-MATEMÁTICA- POR PROFESSORES DE ESCOLAS MINEIRAS E SUA APROPRIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliação externa, Formação de professores, SIMAVE, Pesquisa-ação
O ensino de matemática muitas vezes traz complexidades que colocam desafios para o desenvolvimento profissional dos agentes da educação que precisam ser encarados para ajudar no desenvolvimento dos estudantes da educação básica. Nos últimos anos, as avaliações externas passaram a ter um caráter significativo na realidade escolar, que, por sua vez, passaram a exercer elementos de pressão sobre as escolas, professores e alunos. Contudo, estudos críticos vêm mostrando que muitas vezes os resultados das avaliações não são utilizados de forma eficaz na orientação de políticas públicas ou na promoção de práticas pedagógicas nas escolas, perdendo-se assim uma oportunidade de influenciar positivamente a aprendizagem dos alunos.
Assim, esse projeto se enquadra no contexto da plataforma do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), mais especificamente, investigando como as escolas, no papel de seus gestores e professores, fazem a interpretação dos resultados das avaliações seriadas e seu uso no planejamento e prática docente. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando questionários e entrevistas como instrumento de coleta de dados de professores e especialistas em educação da rede pública, será possível analisar o conhecimento prévio destes sobre as avaliações externas para, posteriormente, oferecer uma formação em forma de ciclo de oficinas formativas, enfocadas na pesquisa-ação, com duração de seis horas, divididos em três oficinas de duas horas cada. Os participantes serão provenientes de três escolas públicas do estado de Minas Gerais. A literatura aponta que oficinas formativas orientadas pela pesquisa-ação promovem uma abordagem reflexiva e aplicada, construindo consensos, e desenvolvem a prática dos educadores a partir de seus próprios contextos de atuação. A partir dos resultados da avaliação diagnóstica do SIMAVE 2025 de cada professor e de cada escola, o objetivo das oficinas formativas será a construção de uma compreensão do ponto em que a escola se encontra, seus avanços e desafios, e a criação de um plano de ação visando a resolução das possíveis defasagens de aprendizagem verificadas por meio desses dados.
A conclusão dessa pesquisa culminará em um produto educacional no formato de um guia docente sobre a avaliação externa em questão e na proposição de um modelo de sequência formativa em forma de oficinas, construído a partir de um contexto concreto, o que poderá ser um recurso valioso a ser compartilhado e adotado por outros profissionais da educação.