Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON RODRIGUES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKSON RODRIGUES ALVES
DATA: 10/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online - remoto
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DE UM DECIBELÍMETRO COMO OBJETO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA-CULTURAL PARA PROMOÇÃO DA CIDADANIA



PALAVRAS-CHAVES:

STEM, CTS, Teoria da Atividade, Poluição sonora


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O ensino de Física deve ser planejado levando em conta a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento científico, visando desenvolver o entendimento dos estudantes e promover um pensamento crítico e reflexivo diante da necessidade de tomada de decisões pessoais e sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar a implementação de uma proposta didática interdisciplinar sobre poluição sonora ao investigar fenômenos das ciências naturais e suas implicações sociais no cotidiano. A sequência didática tem inspiração na ‘investigação científica-cultural’ e busca integrar as abordagens STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e CTS (Ciências, Tecnologia e Sociedade). Essa sequência busca engajar os alunos em investigações práticas de aplicação do conhecimento científico em contextos reais e em reflexões acerca de seus papeis como cidadãos atuantes e críticos na sociedade.

A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso qualitativo, e emprega o uso de questionários (prévios e posteriores) e entrevistas semi-estruturadas para avaliar o efeito da proposta no desenvolvimento de atitudes mais positivas em relação à Ciência e de conscientização política e social nos estudantes. O objetivo da pesquisa é avaliar em que medida a proposta didática desenvolvida promove atitudes positivas e a prática da cidadania.

Ao final do trabalho, espera-se que os alunos compreendam os fenômenos ondulatórios referentes à produção e propagação do som, ao passo que desenvolvam uma maior consciência sobre a poluição sonora e suas implicações sociais. A iniciativa visa formar cidadãos críticos, capazes de influenciar suas comunidades e participar ativamente de decisões relacionadas à ciência e tecnologia.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ LUÍS NAMI ADUM ORTEGA - USP (Membro)
Externo à Instituição - JULIANO CAMILLO - UNICAMP (Suplente)
Interno - FABIO MARINELI (Membro)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Presidente - LEONARDO GONCALVES LAGO (Membro)
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 08:41
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 01/07/2025 07:56