As potencialidades do jogo Mancala para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática
Mancala. Jogos. Processo de Ensino e Aprendizagem. Matemática.
Este projeto de pesquisa, de cunho qualitativo, visa responder à questão: “Que potencialidades o jogo Mancala pode oferecer a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola rural no desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas durante a ação de jogar?”. Para tanto, tem-se por objetivo: investigar as mobilizações/construções de conceitos matemáticos que as e os estudantes utilizam no processo de resolução de problemas gerados pela estrutura, ação e mediação pedagógica com o jogo Mancala. A pesquisa será baseada na metodologia apresentada por Grando (2000) dos momentos de jogos: (1) Familiarização com o material do jogo; (2) Reconhecimento das regras; (3) “Jogo pelo jogo”; (4) Intervenção pedagógica verbal; (5) Registro do jogo; (6) Intervenção escrita; (7) Jogar com competência. A constituição de dados se dará por meio de gravação de áudio e vídeo desses momentos de jogos e do diário de campo da professora pesquisadora. Será desenvolvido uma sequência didática com o jogo Mancala como proposta do Produto Educacional. A pesquisa foi realizada com 6 estudantes divididas em dois trios. Para a análise consideramos os registros orais e escritos das crianças participantes, bem como o diário de campo da pesquisadora.