ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO POR UMA SURDA ESTUDANTE
Cultura Surda; Etnomatemática Surda; Finanças; Práticas Pedagógicas.
Na presente pesquisa nos propomos a “investigar as estratégias de uma Surda estudante em um processo de construção/mobilização de conceitos matemáticos relacionados ao orçamento e planejamento financeiro”. Para a realização das atividades utilizamos recursos didáticos baseados na Pedagogia Visual (Campello, 2008), a fim de observarmos e entendermos o processo de ensino e aprendizagem de Matemática mediado pela Libras e pela Visualidade. (D'Ambrósio, 2002), (Alberton,2021), (Perdomo, 2023), (Botelho, 2024), (Carvalho, 2024) e (Garcia, 2024) como base teórica para discutir o desenvolvimento da pesquisa. Optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa por meio de uma sequência didática levando em consideração aspectos da visualidade e da Libras. Fizemos uma gravação em vídeo das atividades propostas, diário de campo da pesquisadora, além dos registros escritos realizados pela Surda estudante. Para a análise dos dados consideramos os registros visuais e escrito da Surda estudante e o diário de campo e apresentamos os episódios dos dias de cada aula constituindo uma unidade de análise.