USO DO GEOPLANO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ESPECTRO AUTISTA
Geoplano; sala de multimeios; necessidades educacionais específicas; autismo.
O objetivo do presente projeto de trabalho é analisar o uso do material didático geoplano para estudantes do espectro autista na sala de recurso multifuncional em uma escola estadual. Para isso, busca-se apontar aspectos relevantes sobre como tem sido usado o material didático geoplano na sala de recurso multifuncional, identificar as principais dificuldades dos estudantes do espectro autista relacionadas aos conteúdos do geoplano explorados, indicar formas pedagogicamente informadas para uso do geoplano em sala de aula de estudantes autistas, e, por fim, avaliar potencialidades e limitações do geoplano explorado nas sala de recurso. Metodologicamente, a pesquisa se apropria de uma abordagem qualitativa, pois permite uma investigação aprofundada e rica em detalhes, com análise das informações coletadas, mediante uma compreensão crítica da realidade encontrada, contando com o público alvo de cinco estudantes do espectro autista matriculados na sala de recurso multifuncionais, em uma escola da rede pública estadual de um município da região nordeste de Minas Gerais. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do ano letivo de 2025, observando o comportamento dos estudantes ao usar o geoplano, suas interações e o ambiente total.