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Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA LANE DIAS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA LANE DIAS RIBEIRO
DATA: 23/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO:

MATEMÁTICA E LETRAMENTO RACIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DECOLONIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática, Decolonialidade, Letramento Racial.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Na dissertação aqui apresentada, discutimos os desafios e as possibilidades para a implementação de práticas pedagógicas decoloniais em Matemática, integrando o conteúdo à Educação para as Relações Étnico-Raciais, em conformidade com a Lei 10.639 de 2003 que altera a Lei n° 9394 de 1996, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o estudo da Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, no âmbito das escolas públicas e particulares. Dialogamos sobre possíveis caminhos para superação de um currículo escolar pautado em estruturas hegemônicas e coloniais, por meio da valorização da riqueza cultural africana e suas contribuições à humanidade. Entendemos o combate ao epistemicídio negro, como caminho possível para o letramento racial de estudantes do Ensino Fundamental. A partir da questão de pesquisa, buscamos compreender como práticas pedagógicas decoloniais, fundamentadas na inserção das contribuições africanas ao desenvolvimento da Matemática, podem contribuir para o letramento racial de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Desenvolvemos o estudo em três etapas: Revisão bibliográfica sobre as contribuições matemáticas de diferentes civilizações africanas; Elaboração de um produto educacional, composto por um livro infantojuvenil, O Livro de Kemet, e um guia para docentes; e Implementação e análise desse material em uma turma do 7º ano de uma escola pública no interior de Minas Gerais. Fundamentamos a pesquisa de abordagem qualitativa, na observação participante, tendo como instrumentos questionários, diário de campo e gravações das aulas. Por meio da análise dos dados, emergiram três categorias temáticas: Sentidos, práticas e aprendizagens em Matemática; Identidade racial e representatividade; e Afetos, diálogos e práticas decoloniais. As análises parciais revelam um movimento de aproximação e engajamento das e dos estudantes com a Matemática. Apesar do estranhamento inicial, o grupo demonstrou apropriação crítica e reconheceu que é possível aprender a disciplina de outras formas, mais inclusivas. Os dados reforçamque a inserção de uma perspectiva decolonial e antirracista no ensino de Matemática pode contribuir para o letramento racial.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVERALDO GOMES LEANDRO - IFSP (Suplente)
Externo à Instituição - Manuella Heloisa de Souza Carrijo - USP (Membro)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Interno - ROSANA MARIA MENDES (Membro)
Presidente - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 08/09/2025 18:08
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