O JOGO COMO AMBIENTE FACILITADOR NO ENSINO- APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Jogos educativos, ambiente facilitador, aprendizagem lúdica
A presente pesquisa aborda o desafio de diminuir as dificuldades e sentimentos negativos frequentemente associados à disciplina de matemática. Neste sentido, estudos apontam uma escassez de trabalhos que aprofundam nos aspectos afetivos como a segurança e auto estima vinculada ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. Portanto, a fundamentação teórica se apoia no conceito de ambiente facilitador do psicanalista Winnicott (1958). Este conceito diz respeito a demanda que o sujeito apresenta de um ambiente que provê as condições necessárias para um desenvolvimento maturacional, desde aspectos físicos, emocionais, cognitivos e intelectuais. Logo, este estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos jogos e do brincar na construção de um ambiente facilitador, para alunos do 7º ano do ensino fundamental. Diante disso, a metodologia adotada é qualitativa, envolvendo videogravação das aulas, caderno de campo e questionários pré e pós-intervenção realizados através da aplicação da sequência de aulas, que utilizará de jogos na construção do conhecimento de conteúdos de equações do 1º grau. A análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011), permitirá identificar categorias e padrões nas respostas dos questionários e observações registradas no caderno de campo da pesquisadora. A comparação entre as respostas dos questionários pré e pós-intervenção através da sequência de aulas, permitirá avaliar o impacto dos jogos no processo de ensino-aprendizagem, verificando se houve uma mudança positiva na percepção dos alunos em relação à matemática. Espera-se que este estudo proporcione uma reflexão crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem matemático, compreenda a influência do ambiente facilitador, discuta estratégias para fomentar afetos positivos na aprendizagem matemática e explore os jogos como uma ferramenta pedagógica.