Dicas para controlar a ansiedade nos estudos

Por: Carolina Oliveira- Jornalista

A ansiedade é um desafio comum enfrentado por estudantes de todas as idades; ela pode dificultar a capacidade de se concentrar, afetar a memória e reduzir o desempenho nas provas e trabalhos.

Quando a ansiedade se torna constante, os estudantes podem sentir sintomas físicos como dores de cabeça, problemas digestivos e insônia. Mentalmente, a ansiedade pode levar à procrastinação, falta de foco e um aumento no medo do fracasso.

Para ajudar a combater essa inimiga invisível, é importante adotar algumas estratégias que podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e promover uma abordagem mais equilibrada e eficaz nos estudos.

1. Estabeleça uma rotina de estudos:Ter um horário de estudos consistente pode fornecer uma sensação de controle e previsibilidade. Divida seu tempo de estudo em blocos, incluindo intervalos regulares para descansar. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também ajuda a evitar a sobrecarga.

2. Pratique técnicas de relaxamento: Incorporar práticas como meditação, respiração profunda e exercícios físicos pode reduzir significativamente os níveis de ansiedade. Reserve alguns minutos do seu dia para essas atividades, especialmente antes de sessões intensas de estudo ou provas.

3. Mantenha-se organizado: Ter um ambiente de estudo organizado e um plano claro do que precisa ser feito pode diminuir a sensação de estar sobrecarregado. Use listas de tarefas, calendários e aplicativos de gerenciamento de tempo para acompanhar suas responsabilidades.

4. Durma bem: O sono é essencial para o funcionamento cognitivo. Estudantes que não dormem o suficiente têm mais dificuldade em se concentrar e reter informações. Tente manter uma rotina de sono regular, indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias.

5. Procure apoio: Não hesite em buscar ajuda quando necessário. Conversar com amigos, familiares e, se achar preciso, busque a ajuda de um profissional.

A ansiedade nos estudos é uma realidade para muitos. Adotar hábitos saudáveis e buscar suporte são passos importantes para uma trajetória educacional mais tranquila e bem-sucedida.

Referência: Oliveira, C. (2023). Dicas para controlar a ansiedade nos estudos.

Notícia cadastrada em: 25/06/2024 10:56
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 00:28