PERCEPÇÃO DE SURDOS DOCENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Surdas e Surdos Docente, Educação de Surdas e Surdos, Matemática.
O presente trabalho busca responder à questão de investigação: “Que percepção Surdos docentes de Matemática têm sobre sua formação e constituição de saberes necessários para a prática pedagógica com Surdas e Surdos estudantes?”. Os objetivos da pesquisa são: “1) conhecer a trajetória de formação docente de Surdos docentes de Matemática e 2) buscar indícios de experiências que podem ter contribuído para as práticas para ensinar Matemática para Surdas e Surdos”. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas sinalizadas com dois Surdos docentes de Matemática que ensinam Matemática para Surdas e Surdos estudantes. As entrevistas foram realizadas por meio de serviços de comunicação de vídeo (Google Meet) e foram registradas com um software de gravação de tela. A análise dos dados terá como base teórica os Estudos Surdos: história, cultura, identidade, artefatos culturais, didática Surda. Nesse sentido, as estratégias apontadas durante as entrevistas foram, identidade Surda, Cultura Surda, estratégia e experiencia visual, importância do português, Bidocência, Educação Bilíngue, planejamento, preferência de familiares pela oralização, inclusão e intérpretes na sala a aula, recurso visuais, resistência uso Libras, matemática na sociedade na vida e matemática crítica. O produto educacional será um guia com indicações de atividades para o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com Surdas e Surdos.