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Banca de DEFESA: LEONICE SILVÉRIO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONICE SILVÉRIO DE CARVALHO
DATA: 26/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro 1 - ICET e https://meet.google.com/ixr-yhjz-qhi?authuser=1
TÍTULO:

Práticas docentes produzidas por uma Surda professora sobre o processo de ensinar e aprender Matemática para pessoas Surdas

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Educação Inclusiva. Surda docente. Práticas docentes.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa de caráter qualitativo (Flick, 2009) foi desenvolvida em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade do sul de Minas Gerais, com o intuito de responder a seguinte questão de investigação: “Que práticas docentes emergem da atuação profissional de uma Surda professora no processo de ensino aprendizagem da divisão para Surdas e Surdos estudantes?”. Nosso objetivo foi “identificar elementos nas práticas no processo de ensino aprendizagem da divisão para Surdas e Surdos estudantes evidenciadas por uma Surda professora”. E como objetivos específicos tivemos: (1) Organizar uma ação colaborativa envolvendo uma Surda professora e um professor não Surdo/aliado licenciado em Matemática. Para a realização das atividades utilizamos recursos didáticos baseados na Pedagogia Visual (Campello, 2008), a fim de observarmos e entendermos o processo de ensino aprendizagem da Matemática mediado pela Libras e pela Visualidade. Os dados, foram produzidos de maneira compartilhada com a pesquisa de (Fernandes, 2024), com a utilização de filmagens e o diário de campo da pesquisadora. Posteriormente, realizamos o tratamento dos dados, a transcrição e análise, utilizando uma adaptação da Análise de Conteúdo (Mendes et al., 2023). Após esse processo, estabelecemos três categorias de análise: 1) Cultura Surda; 2) Bidocência; 3) Intervenções no processo de ensino aprendizagem. Com base nessas categorias, constatamos que as seguintes práticas docentes podem contribuir para o ensino aprendizagem de Matemática para pessoas Surdas: (1) visão de 180 graus; (2) transição entre a linguagem matemática e a Libras; (3) uso de recursos visuais; (4) Bidocência; (5) contextualização relacionada às experiências de vida da pessoa Surda; e (6) registro escrito como meio de comunicação. O Produto Educacional foi um guia contendo sugestões e recomendações de práticas docentes para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas Surdas.

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MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ROSANA MARIA MENDES (Membro)
Externo à Instituição - JOSIANE MARQUES DA COSTA - UFMG (Suplente)
Externo à Instituição - GISELA MARIA DA FONSECA PINTO - UFRRJ (Membro)
Externo ao Programa - ERICA ALVES BARBOSA - DPE/FAELCH (Membro)
Interno - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 12:55
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