Práticas docentes produzidas por uma Surda professora sobre o processo de ensinar e aprender Matemática para pessoas Surdas
Educação Matemática. Educação Inclusiva. Surda docente. Práticas docentes.
A presente pesquisa de caráter qualitativo (Flick, 2009) foi desenvolvida em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade do sul de Minas Gerais, com o intuito de responder a seguinte questão de investigação: “Que práticas docentes emergem da atuação profissional de uma Surda professora no processo de ensino aprendizagem da divisão para Surdas e Surdos estudantes?”. Nosso objetivo foi “identificar elementos nas práticas no processo de ensino aprendizagem da divisão para Surdas e Surdos estudantes evidenciadas por uma Surda professora”. E como objetivos específicos tivemos: (1) Organizar uma ação colaborativa envolvendo uma Surda professora e um professor não Surdo/aliado licenciado em Matemática. Para a realização das atividades utilizamos recursos didáticos baseados na Pedagogia Visual (Campello, 2008), a fim de observarmos e entendermos o processo de ensino aprendizagem da Matemática mediado pela Libras e pela Visualidade. Os dados, foram produzidos de maneira compartilhada com a pesquisa de (Fernandes, 2024), com a utilização de filmagens e o diário de campo da pesquisadora. Posteriormente, realizamos o tratamento dos dados, a transcrição e análise, utilizando uma adaptação da Análise de Conteúdo (Mendes et al., 2023). Após esse processo, estabelecemos três categorias de análise: 1) Cultura Surda; 2) Bidocência; 3) Intervenções no processo de ensino aprendizagem. Com base nessas categorias, constatamos que as seguintes práticas docentes podem contribuir para o ensino aprendizagem de Matemática para pessoas Surdas: (1) visão de 180 graus; (2) transição entre a linguagem matemática e a Libras; (3) uso de recursos visuais; (4) Bidocência; (5) contextualização relacionada às experiências de vida da pessoa Surda; e (6) registro escrito como meio de comunicação. O Produto Educacional foi um guia contendo sugestões e recomendações de práticas docentes para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas Surdas.
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