Estratégias utilizadas por Duas Surdas e Um Surdo estudante sobre o conceito de divisão
Ensino e aprendizagem. Divisão. Surdas e Surdos estudantes. Educação Matemática Inclusiva.
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo “investigar as estratégias utilizadas pelas Surdas e pelo Surdo estudante no processo de ensino aprendizagem do conceito de divisão em um cenário de investigação inclusivo”. Para a produção dos dados, utilizamos videogravações, diário de campo do pesquisador e o registro escrito das e dos estudantes. Para análise dos dados utilizamos a metodologia de análise de conteúdo proposta por Mendes et al. (2022). Com os dados transcritos, após o tratamento dos dados chegamos a duas categorias de análise: (1) "Estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem do conceito de divisão"; (2) "Visualidade matemática atrelada à pintura". Como resultados da presente pesquisa, elencamos as estratégias para resolver os cenários propostos: a contagem, a sobrecontagem com os dedos das mãos, o algoritmo convencional da divisão, o registro escrito, a utilização de cores, outras formas de partição, o desenho, a distribuição um a um, a tradução da Libras para a linguagem matemática e a utilização do corpo. Além disso, destacamos a importância de uma prática contextualizada que leve em consideração o encontro entre a diferença, aspectos da cultura Surda, a língua e a visualidade. Percebemos como o uso dos recursos visuais e materiais manipulativos pode proporcionar diferentes formas de interpretar, resolver e expressar a Matemática. A partir dos resultados obtidos, produzimos um produto educacional contendo tarefas baseadas na perspectiva de cenários para investigação inclusivos (Skovsmose, 2019).