Notícias

Banca de DEFESA: GUILHERME GARCIA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME GARCIA FERNANDES
DATA: 27/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro 1 - ICET e https://meet.google.com/zik-jasz-vkn?hs=122&authuser=1
TÍTULO:

Estratégias utilizadas por Duas Surdas e Um Surdo estudante sobre o conceito de divisão

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem. Divisão. Surdas e Surdos estudantes. Educação Matemática Inclusiva.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo “investigar as estratégias utilizadas pelas Surdas e pelo Surdo estudante no processo de ensino aprendizagem do conceito de divisão em um cenário de investigação inclusivo”. Para a produção dos dados, utilizamos videogravações, diário de campo do pesquisador e o registro escrito das e dos estudantes. Para análise dos dados utilizamos a metodologia de análise de conteúdo proposta por Mendes et al. (2022). Com os dados transcritos, após o tratamento dos dados chegamos a duas categorias de análise: (1) "Estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem do conceito de divisão"; (2) "Visualidade matemática atrelada à pintura". Como resultados da presente pesquisa, elencamos as estratégias para resolver os cenários propostos: a contagem, a sobrecontagem com os dedos das mãos, o algoritmo convencional da divisão, o registro escrito, a utilização de cores, outras formas de partição, o desenho, a distribuição um a um, a tradução da Libras para a linguagem matemática e a utilização do corpo. Além disso, destacamos a importância de uma prática contextualizada que leve em consideração o encontro entre a diferença, aspectos da cultura Surda, a língua e a visualidade. Percebemos como o uso dos recursos visuais e materiais manipulativos pode proporcionar diferentes formas de interpretar, resolver e expressar a Matemática. A partir dos resultados obtidos, produzimos um produto educacional contendo tarefas baseadas na perspectiva de cenários para investigação inclusivos (Skovsmose, 2019).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ROSANA MARIA MENDES (Membro)
Externo à Instituição - JOSIANE MARQUES DA COSTA - UFMG (Suplente)
Externo à Instituição - GISELA MARIA DA FONSECA PINTO - UFRRJ (Membro)
Externo ao Programa - ERICA ALVES BARBOSA - DPE/FAELCH (Membro)
Interno - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 13:04
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 21/12/2024 13:50