Investigação da própria prática pedagógica de uma professora de Matemática
Pesquisa autobiográfica; memorial de formação; narrativas; saberes docentes, educação matemática
O presente trabalho busca investigar a própria prática pedagógica da professora/pesquisadora de Matemática por meio das narrativas (auto)biográficas. A questão de investigação é: Como a investigação da própria prática contribui com o desenvolvimento profissional e com a constituição docente? Como objetivos específicos: Identificar os indícios de ações e saberes docentes mobilizados e produzidos no processo de ensino e aprendizagem ao abordar a matemática do cotidiano com os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e compreender os elementos propulsores do desenvolvimento profissional da professora/pesquisadora ao investigar a própria prática. Como também, desenvolver um produto educacional. Apresenta-se uma reflexão teórica sobre três eixos principais que se inter-relacionam: a pesquisa da própria prática, as narrativas como práticas de (auto)formação e os saberes docentes. A pesquisa é de abordagem qualitativa e (auto)biográfica. Constituem os dados da pesquisa: o memorial de formação, o diário reflexivo e os registros e as narrativas produzidos em sala de aula. Em consonância com a perspectiva teórico-metodológica, os dados produzidos são analisados por meio da análise narrativa proposta por Daniel Bertaux e Antonio Bolívar.